Presente de núpcias venenoso

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 31 Maio 1999, 22h00

Mariposa sofre. Para um macho da espécie Utetheisa ornatrix, natural do sul dos Estados Unidos, conquistar uma parceira não é bolinho, não. Além de bonito, o pretendente deve carregar na dose de perfume da grife certa, feito de substâncias chamadas alcalóides, tiradas da erva guizo-de-cascavel. Mas a exigência feminina não é mero capricho de dondoca. Uma equipe de biólogos da Universidade Cornell, no Estado de Nova York, descobriu que essas substâncias são transmitidas às fêmeas no acasalamento. Os alcalóides deixam o corpo delas com gosto ruim e, assim, afastam os predadores. “Esta é a primeira vez que encontramos esse tipo de transmissão entre macho e fêmea”, disse à SUPER Andrés González, um dos integrantes da equipe americana.

Desejo feminino

A fêmea da mariposa Utetheisa ornatrix exige um maridão perfumado para lhe dar proteção.

1. Noivado com dote