GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Que diabos se passa na cabeça desse homem?

Segundo Gurian, o responsável por esse e outros comportamentos irritantes é o cérebro masculino .

Rodrigo Rezende

Hoje foi mais um dia estressante no trabalho. Eu não via a hora de chegar em casa e contar tudo para o meu marido. Mas, ao abrir a porta, dei de cara com uma cena hor-ri-pi-lan-te: ele, cercado de jornais amassados, pacotes de bolacha e latinhas de cerveja, assistia ao jogo de futebol na TV e me disse “oi” sem tirar os olhos da tela.

Respirei fundo. Antes de começar uma discussão, fui para o quarto e abri um livro que estava louca para ler: What Could He Be Thinking? (“O que Ele Pode Estar Pensando?”, sem tradução para o português), do terapeuta americano Michael Gurian. Pois vi ali que a culpa não é do meu marido. Ou pelo menos não só dele.

Segundo Gurian, o responsável por esse e outros comportamentos irritantes é o cérebro masculino . Apoiado em recentes descobertas da neurociência, Gurian tenta explicar até que ponto o choque entre os sexos é resultado de diferenças na fisiologia cerebral.

Sobre as mulheres, Gurian também diz coisas curiosas. Segundo ele, nós gastamos tanta saliva porque faz bem ao cérebro. Quando eu falo, o nível do hormônio oxitocina aumenta, causando efeito calmante. Além disso, já nascemos com o cérebro preparado para a falação. Meu marido processa a linguagem somente na parte esquerda do cérebro, mas eu tenho seis áreas nos dois hemisférios para processá-la. Hmmm… Não vejo a hora de contar essas novidades para ele.

Situações irritantes

Entenda por que ele age dessa forma

“SABE QUE DIA É HOJE?”

O hipocampo (sede da memória) da mulher é maior para emoções. É por isso que ele sempre esquece a data de casamento, o vestido que você usou naquele dia especial, o que ele disse para te conquistar etc., etc.

“EI! FALA COMIGO!”

O homem é mais incompetente que a mulher para falar e fazer outra atividade ao mesmo tempo. Se você não quer que o cérebro masculino dê “tilt”, evite tentar conversar quando ele estiver jogando videogame.

“NÃO É FRESCURA!”

A mulher tem dez vezes mais sensibilidade na pele que o homem. Por isso, ele é incapaz de entender a dor que você tem quando quebra uma unha.

“O QUE VOCÊ SENTE? FALA!!!”

A capacidade do cérebro feminino para transformar emoções em palavras é bem superior à masculina. O homem leva sete horas a mais que a mulher para processar emoções complexas. É bom não apressar muito o coitado.

“PÁRA DE ZAPEAR IS!”

Esse estranho hábito é útil para o cérebro masculino descansar e regenerar suas células. Lembre-se disso quando bater aquela vontade incontrolável de arremessar o controle remoto pela janela.

“MAS QUE CHIQUEIRO!”

Os homens são menos capazes de perceber detalhes visuais que as mulheres. É essa a razão de eles não pirarem no meio da bagunça.