Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Quer um cérebro mais jovem? Suba escadas e estude mais

Quanto mais você estudar e subir escadas, mais jovem seu cérebro ficará.

Por Pâmela Carbonari Atualizado em 27 mar 2017, 19h39 - Publicado em 16 mar 2016, 20h30

Quem prefere subir escadas a pegar o elevador tem mais um motivo para preferir os degraus. Além de queimar calorias e fortalecer os músculos das pernas, subir escadas melhora a saúde do cérebro. Um novo estudo da Universidade de Concórdia, em Montreal, sugere que usar as escadas e passar mais tempo na escola deixa o cérebro mais jovem.

Os pesquisadores mediram o volume de massa cinzenta do cérebro de 331 adultos com idade entre 19 e 79 anos através de ressonância magnética. Essa parte do cérebro sofre com a perda e o encolhimento de neurônios com o passar do tempo e portanto é uma região cerebral bem propícia para perceber os efeitos do envelhecimento.

• Em seguida, os cientistas compararam o volume de massa cinzenta do cérebro dos voluntários diferenciando o nível de escolaridade de cada um e número de degraus que eles costumam subir. Aqueles com mais anos de estudo e mais lances de escada na conta tinham o cérebro mais jovem que os outros.

Os cientistas calcularam que, a cada ano na escola, a idade do cérebro diminui 0,95 anos, e 0,58 anos para cada lance de escadas que você subir diariamente.