Saiba como evitar acidentes com botijão de gás em casa
O risco de explosões é alto e é importante tomar alguns cuidados.
Uma explosão na madrugada desta segunda-feira (19), na zona norte do Rio de Janeiro, deixou 7 pessoas feridas e 14 imóveis destruídos. Ao que tudo indica, a causa foi vazamento de gás de botijão, que traz sérios riscos de incêndio se armazenado de forma inadequada.
Leia também: Por que só no Rio os bueiros explodem?
O botijão de gás é um combustível formado pela mistura propano e butano, dois gases extraídos do petróleo. Ele agride pouco ao meio ambiente e bem é saudável. Mas é muito perigoso se mal manejado.
“O botijão não é menos seguro do que o gás encanado, você só tem que arrumar um lugar arejado para ele”, diz Moacyr Duarte, analista de acidentes e riscos tecnológicos e naturais da UFRJ. “As pessoas têm de ter bom senso e não estocar botijão”, completa.
Veja os cuidados necessários
Com segurança não se brinca. Não tente fazer nada que você não sabe e veja dicas para prevenir acidentes.
– Providencie um espaço arejado, longe de ralos ou locais onde o gás possa se infiltrar.
– Verifique se o botijão está em bom estado quanto a peso, qualidade ferrugem ou danificações. Se não estiver, peça outro para a empresa de gás.
– Ao sair de casa, (sempre) feche o registro.
– Não coloque nenhum tipo de tecido por cima do botijão ou no fogão.
– Se o seu gás está vazando e você percebeu, abra todas as portas e janelas, feche o registro de gás, afaste todo mundo do local, não fume e apenas desligue a chave geral da eletrecidade se ela estiver do lado de fora da residência.
– Nada disso resolveu? Ligue (193) para o Corpo de Bombeiros.