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Um jeito diferente e criativo de aprender a tabuada

Artigo do professor Luiz Barco, em que mostra outra maneira de aprender a tabuada.

Tabuada sempre foi um pesadelo tanto para as crianças como para seus pais. Outro dia, recebi uma carta de uma mãe preocupadíssima porque seu filho não conseguia decorar a tabuada. Enquanto lia as aflições dessa senhora, lembrei-me de um novo amigo, doutor Rubens, médico ortopedista, que nas poucas horas vagas de que dispõe ajuda sobrinhos e filhos a resolver as questões na Aritmética. Foi ele quem me contou que numa dessas sessões de auxílio matemático conseguiu demonstrar ao filho que quem conhece as tabuadas do 2 e do 3 já sabe um bom pedaço de todas as outras.

Basta aplicar o fato, curioso para as crianças, de que as multiplicações 2 x 9 e 3 x 9 , 2 x 8 e 3 x 8, 2 x 7, 3 x 7 etc., dão os mesmos resultados das multiplicações 9 x 2 e 9 x 3, 8 x 2 e 8 x 3, 7 x 2 e 7 x 3. Essa propriedade de poder “comutar” a ordem dos fatores sem que, com isso, se modifique o resultado de uma multiplicação, embora simples ou, talvez, exatamente por isso, acaba se tornando um poderoso auxiliar no agradável jogo de brincar com os números.

Fiquei duplamente contente. Primeiro porque o Rubens deu um jeito na minha coluna vertebral e segundo porque, mesmo sem saber, revelou a este velho professor que ainda existem pais e tios preocupados com o lúdico da Aritmética no contato com os filhos e sobrinhos. Quanto à mãe aflita com a tabuada do filho, o caso me pareceu mais sério, pois o menino ia bem até a tabuada do 5, mas do 6 ao 9 era um terror. Tranqüilizei-a e sugeri que ela brincasse com o menino usando um processo do qual ainda se encontram vestígios na Índia, no Iraque e no norte da África. É um jeito lúdico de as tabuadas do 6 ao 9.

Para calcular 7 x 9, por exemplo. Primeiro, levante as mãos com os punhos fechados. Depois, escolha uma delas, levante os dedos correspondentes à quantidade em que o 7 excede o 5, isto é, 2.

Faça o mesmo com a outra mão para 9, isto é, levante os dedos correspondentes à quantidade que o 9 excede o 5. Ou seja, 4.

Responda quantos dedos estão levantados no total. Seis. Ok? Dois em uma e quatro na outra. Pois bem, a soma dos dedos levantados (6) responde à dezena (60) do resultado. Para descobrir as unidades, basta contar os dedos dobrados nas duas mãos (3 numa e 1 na outra), e multiplicarmos esses números: 3 x 1 = 3

Logo, 7 x 9 = 63

Agora, tente você. Faça 8 x 6 e vamos conferir:

8 x 6 = 48

Levantados: 8 – 5 = 3; 6 – 5 = 1; (3 + 1) x 10 = 40

Dobrados: 2 e 4, 2 x 4 = 8

Resultado: 48

Daqui para a frente é com você, tente outros e veja que a técnica não é complicada. Aliás, vários livros contam a história dessa interessante maneira de multiplicar. Um deles, é Os Números, de Georges Ifrah. Se você brincar bastante, vai ter uma surpresa ao fazer 6 x 7. Verá somente 3 dedos dobrados. Não se preocupe, não está errado, pois terá levantado 4 dedos numa das mãos e 3 na outra, logo 6 x 7 dá 30 e 12 (3×4), ou seja, 42.