Vem aí o plástico vegetal
Já estão sendo produzidas sacolas plásticas feitas a partir de amido modificado de trigo e batata.
Sergio Kulpas
Poucos materiais são tão práticos quanto o plástico, fabricado a partir do petróleo. O problema é que ele tem moléculas grandes demais, o que dificulta sua absorção pelo ambiente. Pior ainda, os plásticos têm sido responsáveis pela morte de animais por asfixia ou congestão. Mas há uma solução: várias empresas estão pesquisando plásticos produzidos a partir de vegetais e microorganismos, um material perfeitamente biodegradável. Veja alguns exemplos:
Vegetais
Já estão sendo produzidas sacolas plásticas feitas a partir de amido modificado de trigo e batata. A italiana Fertec e a americana Warner-Lambert são algumas das fabricantes. A Dow Chemical está para começar a comercializar plásticos feitos a partir do ácido poliláctico (PLA), retirado do milho ou da beterraba.
Bactérias
A empresa americana Metabolix está desenvolvendo plásticos baseados em polihidroxialcanoatos (PHAs), uma substância extraída de bactérias.
Transgenia
A Monsanto criou plantas geneticamente modificadas que podem produzir plásticos. Os cientistas colocaram em pés de agrião e mostarda quatro genes de uma bactéria que produz o material naturalmente. A promessa é baratear o custo dos bioplásticos, que ainda custam pelo menos o triplo dos plásticos comuns.