Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Vídeo hipnotizante mostra o movimento das nuvens de Júpiter

Imagens captadas pela JunoCam geraram uma animação que reproduz como as nuvens do gigante gasoso se comportam no espaço

Por Ingrid Luisa 11 Maio 2018, 18h46

Enquanto a sonda Juno estiver na órbita do gigante gasoso (e Elon Musk não desviar nosso foco chegando a Marte) ainda teremos muitas novidades sobre Júpiter. Depois de ciclones e imagens fascinantes do planeta, a nova agora é um vídeo que reproduz o movimento das nuvens do planeta — que mais parece um vídeo de hipnotismo ou ilusão de ótica. Apesar da JunoCam capturar belíssimas fotos, ela é limitada, pois não consegue filmar. Mas nada que o ser humano não dê um jeito.

O vídeo foi feito por Gerald Eichstädt, um membro da Sociedade Planetária (ONG criada por Carl Sagan e outros cientistas, que se dedica a defender projetos de pesquisa ligados a astronomia) que trabalha como matemático e analisa imagens de Júpiter em seu tempo livre. As fotos escolhidas por ele foram tiradas a uma distância de aproximadamente 24 mil quilômetros acima do topo das nuvens.

A animação foi desenvolvida reprojetando duas imagens, para que elas pudessem se encaixar no mesmo ângulo — isso permitiu que ele as comparasse melhor, medindo com mais precisão as mudanças nas nuvens. Daí, ele modelou o movimento dos pixels das fotos para criar uma animação de como as nuvens se movem. Apesar de todo esse trabalho, o próprio Eichstädt afirma que está muito aquém do que se pode fazer no futuro.

“Esta animação é um ‘teste de viabilidade’. Com base nela, podemos adicionar mais variáveis que nos fornecerão uma descrição mais precisa e até uma compreensão física da atmosfera de Júpiter”, disse o autor do vídeo.

E se você, por acaso, não acompanhou as notícias da SUPER e perdeu as melhores novidades que a Juno captou sobre Júpiter, esse vídeo disponibilizado pela Nasa reúne as descobertas mais legais sobre o gigante gasoso. Vale a pena conferir: