GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Viúva-negra não mata o macho, só prende

As aranhas viúva-negra são sempre fêmea?

Elas matam o macho após o acasalamento?

Existe a viúva-negra macho, com cerca de meio centímetro, e a fêmea, com um centímetro de comprimento. O nome viúva-negra designa aranhas do gênero Latrodectus de três espécies diferentes: geométricus,mactus e curacavienses. As duas primeiras são encontradas no mundo todo e são as mais venenosas. A ultima é ordinária das Américas e seu veneno é pouco estudado.

A cópula das aranhas tem uma característica peculiar. O macho, depois de “fazer a corte” dedilhando a teia onde está a fêmea (ela reconhece o macho pela vibração dos fios), expele seu esperma em um emaranhado de teias. Então, ele mergulha as patas dianteiras, que parecem pequeninas luvas de box, no esperma e as introduzem na abertura genital da fêmea.

“ No caso da viúva-negra, o encaixe das patas com a cavidade genital é perfeito” diz o anacnólogo Eduardo N. Ramires, do Instituto Butantã, em São Paulo.

Por isso, muitas vezes, as patas do macho ficam presas. Quando ele faz força para retira-las acaba perdendo-as e morre de hemorragia. Algumas vezes, ao encontrar o macho morto, a fêmea devora-o porque o considera uma presa como outra qualquer. A fêmea leva a fama errônea de devorar o macho.