Vulcão havaiano está disparando rochas que causam terremotos
As pedras são três vezes maiores do que uma bola de boliche e têm causado tremores de nível 4.4 na escala Richter
Estima-se que, nos últimos seis séculos, tenham morrido em média 540 pessoas por ano em acidentes envolvendo erupções vulcânicas. O mais recente deles está acontecendo no Havaí. Desde o dia 5 deste mês, o vulcão Kīlauea está ativo: tem causado incêndios, tanto na zona urbana quanto na zona rural da ilha, e emitido grandes quantidades de cinzas (o que prejudica diretamente a aviação local). Mas sempre dá para piorar: como se não bastasse o fogo, agora os vulcões havaianos estão lançando pedregulhos tão pesados que causam terremotos quando tocam o chão.
Quem notou isso foi o centro de Pesquisa Geológica do governo americano (USGS, na sigla em inglês). O órgão afirmou que as rochas lançadas do vulcão bateram tão forte contra o solo que criaram tremores de nível 4.4 na escala Richter – um nível suficiente para que os abalos sejam sentidos em edifícios, por exemplo. “Foram as maiores explosões que já observamos até hoje”, afirmou a USGS ao site Business Insider.
O lançamento de pedras durante erupções é comum. Explosões vulcânicas acabam acarretando em uma rocha ou outra sendo arremessada durante o ato. O que não é tão normal nesse caso é o tamanho dos minerais disparados. Os pedregulhos tinham mais de meio metro de diâmetro, grandes o suficiente para conseguirem fazer crateras com quase um metro de profundidade.
Mais uma vez, a situação pode piorar. A agência americana acredita que isso pode ter sido só o começo. “Esperamos que novas explosões devem acontecer, e elas podem ser ainda mais poderosas”, afirma a USGS.