Câmara aprova o aumento da remuneração do FGTS
Coloquei este vídeo aqui no ar há um mês. E ontem ele ficou defasado. A Câmara aprovou praticamente por unanimidade o aumento da remuneração do FGTS. Dada a unanimidade, e a popularidade da medida, não tem como não passar pelo Senado. Hoje a remuneração está 3% + TR, o que dá mais ou menos 5% […]
Coloquei este vídeo aqui no ar há um mês. E ontem ele ficou defasado. A Câmara aprovou praticamente por unanimidade o aumento da remuneração do FGTS. Dada a unanimidade, e a popularidade da medida, não tem como não passar pelo Senado.
Hoje a remuneração está 3% + TR, o que dá mais ou menos 5% ao ano (3% + uns 2% da TR atual). Agora fica assim: em 2016, vai para 4% + TR. Em 2017, 4,75 + TR. 2018, 5,5% + TR. E de 2019 para a frente, vale a regra da poupança: ou 6% + TR ou (em caso de inflação baixa – que permite Selic abaixo de 8,5%), 70% da Selic + TR.
Numeralha à parte, o que interessa é o seguinte: dê um jeito de estar empregado com carteira assinada em 2018. Se a inflação estiver na meta até lá, o FGTS vai pagar 20% mais que a inflação nesse ano – e só nesse ano.
Parece bacana. É bacana. Mas também mostra a baderna que o governo virou: se a Fazenda espera trazer a inflação para meta em 2017, não faria sentido o Congresso ter aprovado pagar o FGTS de 2017 e 2018 em valores fixos (mesmo que a inflação caia abaixo de zero daqui dois anos – o que não é impossível numa recessão – vão pagar no mínimo 5%).
Ou seja: até uma medida indubitavelmente boa vem poluída pelo maquiavelismo do Cunha, que quer ver se quebra mesmo as contas públicas caso não tenha renúncia. E temos mais um episódio de House of Cards Brasil com roteiro pronto.
Inquilinas de baleias, cracas dão pistas sobre caminho da água nas jubarte
Por que os pássaros não peidam?
Superquilonova: pela primeira vez, astrônomos podem ter observado uma rara explosão dupla de uma estrela
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
A tradição islandesa mais aguardada do ano: atirar passarinhos do penhasco







