Se você ainda acha coalas fofinhos é porque não leu esse antigo post aqui do blog ou porque ainda não ouviu o som que esses bichos fazem!
Ouça essa beleza de grunhido:
É estranho ouvir algo tão grave e em um volume tão alto sair da boca de um bichinho tão peludinho-fofinho-cuticuti, não é?
Não sei se é possível fazer você gostar deles de novo, mas, graças à ciência, é possível entender como eles geram tal som. Na verdade, eles possuem um órgão vocal que nenhum outro mamífero terrestre possui!
Eles tem abas extras na garganta, bem maiores e mais pesadas que o normal. Pra entender, basta pensar num violão, explica o pesquisador-chefe do estudo Benjamin D. Charlton. “Estruturas maiores podem oscilar em frequências menores. (…) Pense nas cordas de um violão. Quando diminui o tamanho da vibração ao apertar a corda contra a madeira, você aumenta a frequência do som produzido, e a corda mais grossa é que produz as frequências mais graves.”
É esse o princípio da garganta dos coalas. Com abas super-grandes, elas geram sons que animais do tamanho de um coala (~8kg) são incapazer de gerar.
Fonte: BBC News