Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Esqueça aquela salamandra pequerrucha que você conhece, a versão gigante é muito mais legal

Por Vinícius Giba
Atualizado em 4 jul 2018, 20h32 - Publicado em 11 out 2013, 13h59

salamandra_salamandra_mhnt_1

Claro que você já ouviu falar das salamandras. Aquele bichinho vermelhinho de 10 cm de comprimento, miticamente associado ao fogo, que vive nos rios e é muito bonitinho.

Essa é uma boa descrição pra algumas salamandras, mas não pra todas. Tá faltando talvez mencionar as duas espécies gigantes que vivem na China e no Japão, que medem mais de 1,5 m e pesam 60 kg!

giant3

E o tamanho não é a única qualidade bizarra dessa criatura. Seus apelidos contam muito bem essas histórias. No Japão, elas são chamadas de peixe-pimenta. Porque quando ameaçadas, elas liberam uma substância na água que cheira a… (suspense) pimenta. E seu apelido chinês é peixe-criança. “Uau, criança?!” Yep! Porque além do fato de pesar e medir o mesmo que uma criança (bem grandinha, eu diria), ela faz um som remotamente parecido com o grito de uma criança. (Taí uma coisa que eu não quero ouvir de noite.)

Continua após a publicidade

giant2

Você quer mais coisas estranhas sobre o bicho? Ok.

– Elas crescem tanto porque buscam chegar ao estágio adulto, mas, na verdade, nunca chegam lá.

Continua após a publicidade

– Elas comem peixes inteiros! (Difícil imaginar aquela pequeninha comendo alguma coisa maior que um inseto…)

– Para encontrar comida, elas não usam a visão, pois a delas é horrível. Usam o olfato mega-desenvolvido e sensores especiais na pele que detectam vibrações na água.

– Quando sabem que um peixe está próximo, elas abrem a boca (e até deslocam sua mandíbula pra abrir ainda mais), expandem bastante a garganta, criando uma sucção muito forte que traz litros de água pra dentro e, claro, tudo o que estiver nadando ali na frente.

Continua após a publicidade

– Além de ir até a superfície pra respirar, elas também respiram pela pele. (Ok, isso é bem normal pros anfíbios, mas achei que a lista estaria incompleta sem mencionar esse fato.)

– E pra fechar: o mundo~~científico~ descobriu as salamandras gigantes fossilizadas antes das vivas! Achavam que era um animal pré-histórico e “surpresa!”, um belo dia encontraram uma viva praticamente igual àquela do fóssil. Elas praticamente não mudaram nada nesses 20 milhões de anos. E é difícil encontrá-la porque ela é muito ~tímida e mal sai da sua toca. E se é pra sair, ela sai de noite.

Veja um vídeo do bicho:

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=buzqM1kHS5M?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

E se você gostou, tem mais um:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GNe-A7G1zUQ?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.