Apple vai dar cases de graça para corrigir problema do iPhone 4
Steve Jobs acaba de falar numa coletiva de imprensa na sede da Apple, na Califórnia, para discutir o problema de antena do iPhone 4 – cuja recepção de sinal cai quando a mão do usuário encosta em determinado ponto do aparelho (veja na foto acima). Jobs admitiu o problema, pediu desculpas e disse que a […]
Steve Jobs acaba de falar numa coletiva de imprensa na sede da Apple, na Califórnia, para discutir o problema de antena do iPhone 4 – cuja recepção de sinal cai quando a mão do usuário encosta em determinado ponto do aparelho (veja na foto acima). Jobs admitiu o problema, pediu desculpas e disse que a Apple tem 18 PhDs trabalhando nisso, em câmaras eletromagnéticas que foram especialmente construídas para testar recepção de sinal e custaram US$ 100 milhões. Ele também mostrou que vários outros celulares -entre eles o Blackberry Bold, o Samsung Omnia e o HTC Droid Eris- apresentam exatamente o mesmo problema: se você segurar o telefone do jeito “errado”, a recepção de sinal despenca.
Ao contrário do que se previa, a Apple não fará um recall do iPhone 4 – mas dará cases de graça para todos os usuários (nos EUA). Os cases resolvem o problema porque cobrem a lateral do iPhone, evitando que a mão do usuário acabe encostando no “ponto da morte”. O problema existe porque, quando você toca nesse ponto, provoca um curto-circuito nas duas antenas do iPhone – fazendo com que a recepção de sinal caia.
No fim das contas, foi uma saída OK para uma questão embaraçosa, mas que vinha sendo exagerada pela imprensa (a maioria dos donos de iPhone já usa o telefone num case, o que elimina o problema). Ficou um arranhão na imagem da Apple. Mas foi bacana ver Steve Jobs admitindo um erro, e agindo de maneira mais casual e menos pomposa. Antes da coletiva, a Apple até exibiu um vídeo do YouTube – em que um fanboy canta uma musiquinha sobre o assunto (apelidado por Jobs de “antena-gate”). Veja: