PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

Falha permite que hackers invadam carro pela internet – e desliguem os freios do veículo, podendo causar acidentes

Uma falha de segurança no sistema Uconnect, que é usado pela Fiat Chrysler nos EUA, permite que hackers assumam remotamente o controle do carro. Além de praticar traquinagens inocentes, como acionar o limpador de pára-brisa e controlar o rádio e o ar-condicionado, o agressor também poderia fazer coisas mais sérias – como monitorar a localização […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 set 2024, 09h01 - Publicado em 22 jul 2015, 12h33

deep-cherry-redUma falha de segurança no sistema Uconnect, que é usado pela Fiat Chrysler nos EUA, permite que hackers assumam remotamente o controle do carro. Além de praticar traquinagens inocentes, como acionar o limpador de pára-brisa e controlar o rádio e o ar-condicionado, o agressor também poderia fazer coisas mais sérias – como monitorar a localização do carro, desligar o motor e, com o veículo até certa velocidade, desativar os freios. Tudo pela internet, sem fios.

O problema, que é gravíssimo, foi descoberto pelos hackers americanos Charlie Miller e Chris Walasek, e revelado pela revista “Wired”. A brecha existe porque os carros se conectam à internet usando a rede da operadora americana Sprint. Ela tem falhas de segurança que permitem ao agressor localizar os endereços IP de carros com o sistema Uconnect – e a partir daí, explorando outras brechas, invadir o computador de bordo dos veículos.

A montadora já liberou uma atualização de software para corrigir o problema. Ele só afeta carros com o sistema Uconnect (como o Jeep Cherokee, o Fiat 500L e alguns modelos Dodge) e que estejam na rede da operadora Sprint. Ou seja, não há risco no Brasil. Mas o caso é de deixar os cabelos em pé, porque abre um precedente tecnológico gravíssimo. Demonstra, pela primeira vez, que é possível hackear um automóvel à distância – a ponto de causar acidentes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.