Falha permite que hackers invadam carro pela internet – e desliguem os freios do veículo, podendo causar acidentes
Uma falha de segurança no sistema Uconnect, que é usado pela Fiat Chrysler nos EUA, permite que hackers assumam remotamente o controle do carro. Além de praticar traquinagens inocentes, como acionar o limpador de pára-brisa e controlar o rádio e o ar-condicionado, o agressor também poderia fazer coisas mais sérias – como monitorar a localização […]
Uma falha de segurança no sistema Uconnect, que é usado pela Fiat Chrysler nos EUA, permite que hackers assumam remotamente o controle do carro. Além de praticar traquinagens inocentes, como acionar o limpador de pára-brisa e controlar o rádio e o ar-condicionado, o agressor também poderia fazer coisas mais sérias – como monitorar a localização do carro, desligar o motor e, com o veículo até certa velocidade, desativar os freios. Tudo pela internet, sem fios.
O problema, que é gravíssimo, foi descoberto pelos hackers americanos Charlie Miller e Chris Walasek, e revelado pela revista “Wired”. A brecha existe porque os carros se conectam à internet usando a rede da operadora americana Sprint. Ela tem falhas de segurança que permitem ao agressor localizar os endereços IP de carros com o sistema Uconnect – e a partir daí, explorando outras brechas, invadir o computador de bordo dos veículos.
A montadora já liberou uma atualização de software para corrigir o problema. Ele só afeta carros com o sistema Uconnect (como o Jeep Cherokee, o Fiat 500L e alguns modelos Dodge) e que estejam na rede da operadora Sprint. Ou seja, não há risco no Brasil. Mas o caso é de deixar os cabelos em pé, porque abre um precedente tecnológico gravíssimo. Demonstra, pela primeira vez, que é possível hackear um automóvel à distância – a ponto de causar acidentes.