Google completa 10 anos hoje
ANTES E DEPOIS – Veja como era, e como está hoje, o fundador do Google Hoje, o Google completa 10 anos de idade. E depois de revolucionar a busca e o e-mail, ele se prepara para dominar a internet e arrasar a Microsoft com seu navegador superlegal, o Chrome. Certo? Mais ou menos. Na verdade, […]
ANTES E DEPOIS – Veja como era, e como está hoje, o fundador do Google
Hoje, o Google completa 10 anos de idade. E depois de revolucionar a busca e o e-mail, ele se prepara para dominar a internet e arrasar a Microsoft com seu navegador superlegal, o Chrome. Certo? Mais ou menos. Na verdade, a empresa está passando por uma fase difícil, vem cometendo vários erros, e parece ter perdido o seu toque de Midas. Não vou comentar o navegador, sobre o qual já falamos bastante. Veja os reveses das últimas semanas:
1. Lively. Agora que as pessoas se tocaram, e o “mundo virtual” Second Life foi esquecido, o que faz o Google? Vem e lança seu próprio SL: o Google Lively. Um fracasso, lógico – ou você conhece alguém que usa?
2. Falhas no Gmail. O seu Gmail está cada vez mais lento? O meu está. E, em agosto, o serviço sofreu três grandes panes. O Google vem tendo problemas, justamente, no que deveria ser sua grande especialidade: o armazenamento e a manipulação de dados.
3. Android. Somente a pequena HTC, que tem 0,05% do mercado mundial, topou lançar um celular com o sistema operacional do Google. Nokia, Samsung, Motorola, LG, Sony Ericsson… todas ignoraram solenemente o Android.
4. A grana. O crescimento da empresa tem desapontado o mercado financeiro. E até os refeitórios do Google, que sempre foram um símbolo de como é legal trabalhar lá, estão apertando os cintos: vão parar de servir a janta.
Em suma: o Google ainda é incrível, mas já não é perfeito. O fato é que, apesar de todo o oba-oba, ele parece estar sofrendo um processo de “microsoftização”: alguns projetos começam a dar errado, as pessoas já não aprovam tudo o que você faz, é cada vez mais difícil ser criativo… e o Sergey Brin está um caco, né?