Nintendo mostra sucessor do Wii – com joystick em forma de tablet
Acaba de terminar a apresentação da Nintendo na feira de games E3, nos Estados Unidos. E a empresa mostrou seu novo console de videogame: o Wii U. A grande novidade está no seu joystick, que tem todos os botões tradicionais – mas também é uma espécie de tablet, com a própria tela (6,2 polegadas) sensível […]
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=J2X09hX3D8g&w=640&h=390%5D
Acaba de terminar a apresentação da Nintendo na feira de games E3, nos Estados Unidos. E a empresa mostrou seu novo console de videogame: o Wii U. A grande novidade está no seu joystick, que tem todos os botões tradicionais – mas também é uma espécie de tablet, com a própria tela (6,2 polegadas) sensível ao toque. E interage de uma nova forma com os games.
Em jogos de tiro, por exemplo, você aponta o tablet para a TV – e vê, na telinha dele, um binóculo ou uma mira que revelam novas informações sobre o que está aparecendo na TV. O tablet também funciona como escudo contra os tiros dos inimigos – é só mexe-lo no ar. No jogo de golfe, você coloca o tablet no chão – e ele funciona como apoio para a bolinha virtual (na qual você bate usando um Wiimote convencional). É um conceito ousado e inovador, que fica mais fácil de entender vendo esse vídeo de demonstração aí em cima.
Outras funções legais: se você estiver jogando Wii U e outra pessoa quiser ver televisão, sem problema – dá para continuar jogando na tela do próprio tablet, que também faz videoconferência e poderá rodar alguns jogos do Nintendo 3DS (em 2D).
O Wii U é capaz de gráficos bons, mas não é revolucionário nesse aspecto – a Nintendo mostrou algumas demos no mesmo nível de PS3 e Xbox 360, talvez ligeiramente acima. Ele poderia ser muito melhor. Mas, como o mercado de games parece estar vivendo uma relativa estagnação visual (chegamos a um ponto em que ficaria caro demais desenhar gráficos ainda mais detalhados nos jogos, cuja produção já custa dezenas de milhões de dólares), isso não é necessariamente um problema.
Como no primeiro Wii, a Nintendo deixou o visual em segundo plano e preferiu apostar numa nova forma de jogar, com um joystick muito diferente de tudo o que existe hoje. Pode ser que dê certo. Vai depender da qualidade dos games, e de quão inteligentemente eles usarem o novo controle/tablet. O Wii U chega em 2012, e seu preço não foi divulgado.