Os comentários tóxicos inundaram a internet. Mas você pode se livrar deles para sempre
Discussões. Ameaças. Xingamentos. Bots. Os comentários postados nos sites de notícias e em redes sociais são um show de horror. Mas você pode fazê-los desaparecer - em menos de 5 minutos
Discussões. Ameaças. Xingamentos. Bots. Os comentários postados nos sites de notícias e em redes sociais são um show de horror. Mas você pode fazê-los desaparecer – em menos de 5 minutos
Responda rápido: quando foi a última vez em que você teve um diálogo educado, construtivo e proveitoso com alguém nas seções de comentários dos grandes portais? Está difícil de lembrar? Então tentemos outra pergunta: quando foi a última vez que você ficou irritado, incomodado, ofendido ou desiludido com a humanidade depois de ler alguma idiotice ou barbaridade escrita em comentários por aí? Aposto que, agora, você se lembrou. É que isso acontece todo dia, com todo mundo. Seja qual for o assunto em questão, sempre haverá gente reclamando, atacando, xingando da forma mais agressiva e chula possível (e também bots, que reproduzem tudo isso de um jeito ainda mais cru). Os comentários tóxicos, puramente destrutivos, são um elemento central da internet contemporânea.
A psicologia ainda não explica exatamente por que isso acontece, mas o fato é que acontece. Um estudo realizado pela Universidade de Houston constatou que, em média, 53% dos comentários postados sob anonimato em sites de notícias eram obscenos, racistas ou continham “discurso de ódio”. Nos sites em que exigiam algum tipo de login, dificultando ligeiramente esse anonimato, eram 28,7%. Os números assustam, mas provavelmente são ainda maiores hoje: a pesquisa foi realizada em 2014, quando as redes sociais, a polarização ideológica e as fake news não tinham nem de longe a força atual. Posts e comentários agressivos se espalham mais depressa, e vão mais longe, do que os demais.
A solução mais óbvia é simplesmente ignorá-los. Mas, como você já deve ter percebido, nem sempre conseguimos fazer isso – atire a primeira pedra quem nunca se pegou indo espiar os comentários de alguma notícia ou post, mesmo sabendo que iria se sentir mal depois de fazer isso. É uma espécie de fascínio mórbido. Mas tem solução: é só instalar duas extensões, e elas somem com os comentários.
A primeira se chama Shut Up, e é compatível com os navegadores Chrome, Firefox e Safari (este último, inclusive no iPhone). Ela oculta automaticamente a seção de comentários dos sites, inclusive brasileiros – testamos com os principais portais, e funcionou perfeitamente. Problema resolvido. (Se você quiser voltar a ver os comentários de alguma página, é só apertar o botão do Shut Up, que fica ao lado da barra de endereços do navegador.)
O porém dessa extensão é que ela não atua sobre o Facebook – que também é terreno fértil para comentários odientos. Dá para ir dando unfollow nas pessoas que escrevem coisas ofensivas, mas isso não é uma solução ideal: afinal, você pode não querer debater política ou comportamento com aquele parente ou amigo, mas nem por isso quer ignorá-lo totalmente. A extensão Social Fixer, para o Chrome, é uma saída melhor.
Depois de instalá-la no seu computador, clique no ícone dela e selecione Options / Hide Posts. Vai aparecer uma caixinha de texto para você escrever as palavras-chave e os temas que deseja evitar (digite cada item em uma linha separada, dando Enter). Use a memória daquilo que você não gostou, e escreva o que você não quer mais ver: termos da política, nomes de políticos, assuntos específicos, os sufixos “ismo” e “ista”, etc. Daí para a frente, todos os posts que contiverem aquilo serão automaticamente suprimidos da sua timeline.
Pronto. Você gastou apenas 5 minutos; mas, agora, deixará de ver 99% dos comentários e posts ofensivos que inundam a internet. Continuará se informando sobre tudo, e conversando com as pessoas que realmente importam para você. Mas sem se expor à raiva alheia – nem se deixar contaminar por ela.