Assine SUPER por R$2,00/semana
Bruno Garattoni Por Bruno Garattoni Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

Veja o que o Facebook realmente ganha comprando o Instagram

O Facebook, você deve ter visto, acaba de anunciar a compra do Instagram por US$ 1 bilhão. Os funcionários do Instagram ficaram milionários, e vão manter seus empregos: serão incorporados à equipe de desenvolvimento do Facebook. E o dinheiro não fará tanta diferença para a empresa de Mark Zuckerberg, porque parte do pagamento -provavelmente, grande […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h40 - Publicado em 9 abr 2012, 16h46
  • Seguir materia Seguindo materia

  • O Facebook, você deve ter visto, acaba de anunciar a compra do Instagram por US$ 1 bilhão.
    Os funcionários do Instagram ficaram milionários, e vão manter seus empregos: serão incorporados à equipe de desenvolvimento do Facebook. E o dinheiro não fará tanta diferença para a empresa de Mark Zuckerberg, porque parte do pagamento -provavelmente, grande parte- será em ações do próprio Facebook. Qual é a lógica do negócio, então?

    O cenário mais óbvio é: o Facebook incorpora em seu próprio aplicativo os recursos do Instagram, que deixa de existir. Exatamente como a Apple fez ao comprar o aplicativo Siri, que foi extinto e incorporado ao iPhone 4S. Sim, isso pode acontecer. Mas não parece provável, por dois motivos. O Facebook tem um histórico de lentidão (levou inacreditáveis 18 meses para lançar um aplicativo de iPad) e certo desleixo no desenvolvimento dos seus apps. Para ele, a prioridade ainda é a web, e os seis funcionários do Instagram dificilmente irão mudar essa cultura. Além disso, acabar com o Instagram seria extremamente antipático.

    Publicidade

    O mais provável é que tudo fique como está, com os serviços sobrevivendo separados – como no caso do Skype, que foi comprado pela Microsoft mas não morreu nem foi engolido. Exceto por uma coisa: a próxima versão do Instagram já deverá vir configurada para compartilhar fotos no Facebook (o que hoje só acontece se o usuário ativar essa opção). Ou seja: a rigor, Mark Zuckerberg gastou US$ 1 bilhão para mudar um default. Nice.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.