Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Combo

Por Combo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias e curiosidades do mundo dos videogames
Continua após publicidade

A Nintendo aposta no que sabe fazer de melhor: cativar

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 set 2024, 11h23 - Publicado em 15 jul 2016, 16h31

029b98_3ca4e782ab8b43c1ad3c55396567c115

A não ser que você tenha um DeLorean turbinado com um capacitor de fluxo, viajar no tempo provavelmente não é algo que esteja no seu escopo de habilidades. Como não podemos voltar ao passado, àquele tempo que não retorna nem com a força dos nossos mais íntimos desejos, nos resta apenas olhá-lo pelo espelho embaçado da memória.

Algumas coisas, porém, ajudam a avivar as lembranças daquilo que já passou. Pode ser um cheiro, um local, um sabor ou uma experiência. É nessa última possibilidade que a Nintendo vem apostando com os lançamentos de Pokémon GO e da versão em miniatura do NES. (Você pode ler mais sobre isso aqui e aqui)

O NES, conhecido por aqui como “Nintendinho”, captou a atenção de famílias ao redor do globo. Logo, personagens do calibre de Donkey Kong, Mario e Link tornaram-se clássicos. Outra geração ficou fascinada, lá em 1996, com esse mundo novo e imenso que era (e ainda é) Pokémon. Não demorou para que a franquia e o console fossem considerados sucessos e criassem uma aura de nostalgia em torno delas. Por consequência, a Nintendo também assumiu essa fama. Falar da companhia é sinônimo de falar de infância. (Que diga Felipe van Deursen, um dos editores da ME)

nes-console-set

Continua após a publicidade

Implacável como sempre, o tempo passou e, felizmente, novos players surgiram no mercado. Hoje, temos Sony e Microsoft disputando cabeça a cabeça o topo da pirâmide dos videogames, com as vendas do PS4 superando as do Xbox One e as do Wii U na proporção 4:2:1. O tabuleiro mudou. Agora, um lançamento é criticado por tudo que o compõe, e pode colocar gráficos, som, jogabilidade e retorno de investimento na conta. A pergunta “ele é divertido?” já não basta mais.

Sem o mesmo prestígio dos seus tempos áureos, a Nintendo encontrou uma saída inteligente nas suas duas novidades. A primeira, produzida pela americana Niantic, a partir de um projeto que começou com uma brincadeira de 1 de abril do Google, abre de vez as portas da realidade aumentada para o grande público. O pulo do gato, no entanto, foi disponibilizar o jogo para os smartphones.

Amplamente disponíveis para diversas classes sociais, os celulares vem deixando, em número de vendas, os portáteis da Nintendo no chinelo (basta olhar essa comparação entre o iPhone e o DS). E, tocando freneticamente nas telas, estão gerações inteiras que cresceram com os diversos jogos da série Pokémon, mas não necessariamente aceitaram o compromisso de comprar um novo portátil da japonesa. A grande N está, de maneira sorrateira, trazendo de volta aquele sentimento de exploração que tomou conta quando nós conhecemos o mundo Pokémon pela primeira vez e possibilitando, através da interação com a realidade, que cada pessoa crie sua própria jornada.

Continua após a publicidade

641968

Com o NES Classic Edition, a abordagem é um pouco mais direta. O preço, em um primeiro momento, acessível, custando 60 dólares, valor igual ao de um lançamento triplo-A no mercado americano, e a possibilidade de conectar o console às televisões modernas tem como objetivo agradar os nostálgicos, que, por várias razões, se afastaram do mundo dos videogames. Só o futuro dirá se essas duas cartadas darão certo. Em curto prazo, se levarmos em consideração o burburinho que elas vêm causando, é possível dizer que sim. O longo prazo permanece imprevisível, como sempre foi.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.