Pela primeira vez em toda sua trajetória, Mario sairá dos consoles da Nintendo e se aventurará por outros mares. Com lançamento programado para 15 de dezembro, Super Mario Run, jogo de aventura do encanador, chega ao iPhone, que terá a exclusividade por um período indeterminado. Para ter acesso à todas as fases, é preciso desembolsar a modesta quantia de 10 dólares, mas a Nintendo afirma que essa é a única microtransação presente em todo o jogo.
O trailer do game, assim como as habilidades no violão de Shigeru Miyamoto, lendário designer de jogos, foi exibido no “Tonight Show”, apresentado pelo comediante Jimmy Fallon.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Qpdfg5km60w?feature=oembed&w=500&h=281%5D
A entrada da Nintendo no mundo mobile, que já aconteceu de forma indireta com Pokémon GO, contudo, levanta algumas dúvidas. Seria a japonesa capaz de transmitir o seu legado nos consoles para o smartphone? Um jogo baseado no desbloqueio de fases é capaz de captar a audiência? O gameplay simplíssimo conseguirá agradas fãs de carteirinha e novos jogadores ao mesmo tempo?
Anunciado em novembro, Super Mario Run animou o mercado e fez com que as ações da Nintendo subissem mais de 5% nas bolsas asiáticas, em tom semelhante, os papéis da companhia acumulam alta de mais de 50% no ano.
A antecipação e a ansiedade, presentes no novo jogo do Mario também estavam presentes em Pokémon GO. Um mês após o seu lançamento, em julho, o app havia perdido mais de 15 milhões de usuários ativos diariamente, segundo a empresa de análise de dados Apptopia.
O lançamento de Super Mario Run pode servir de aperitivo sobre como será o ano da Nintendo em 2017, que promete ser estrondoso com o lançamento do Switch e, conjuntamente, de jogos de franquias consagradas, como Zelda. Mesmo se os resultados não forem tão bons quanto prometem, é interessante ver a Nintendo atuando em novas plataformas.