Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Como as Pessoas Funcionam

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Estudos científicos e reflexões filosóficas para ajudar você a entender um pouco melhor os outros e a si mesmo. Por Ana Prado
Continua após publicidade

O medo de perder alguém pode prejudicar o relacionamento

Por Ana Prado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 dez 2017, 18h12 - Publicado em 4 dez 2017, 16h26

Sabe quando você tem tanto medo de alguma coisa acontecer que acaba contribuindo, sem querer, para que ela aconteça? Pois um estudo recente concluiu que isso pode ser verdade quando se trata de relacionamentos românticos: o medo do fim pode justamente causar… o fim.

A conclusão veio do estudo de Simona Sciara e Giuseppe Pantaleo, pesquisadores da Universidade Vita-Salute San Raffaele, na Itália, e foi publicada no jornal Motivation and Emotion, da rede Springer.

Para chegar a essa conclusão, os autores recrutaram 104 voluntários, todos comprometidos, e coletaram informações básicas sobre eles e sobre o estado e a dinâmica de seus relacionamentos amorosos.

Continua após a publicidade

Então começaram os testes. Parte desses voluntários foi levada a pensar sobre a possibilidade de seu relacionamento acabar. As técnicas de manipulação envolviam apresentar dados sobre o fracasso de relações românticas de modo geral ou fornecer estatísticas falsas sobre as chances de sua própria relação acabar.

Depois desse sadismo todo, os voluntários tiveram de responder quão comprometidos estavam com seu relacionamento e como se sentiam em relação ao seu parceiro.

Você talvez já consiga imaginar o resultado. Aqueles que ouviram sobre os riscos de um relacionamento acabar (tanto o próprio quanto os relacionamentos de forma geral) apresentaram sentimentos românticos e níveis de comprometimento bem menores. Já os que não ouviram nenhum desses dados se mostraram mais apaixonados e empenhados em fazer a relação durar.

Continua após a publicidade

“Isso mostra que, diante de um risco ‘muito alto’ de terminar o relacionamento, os participantes claramente reduziram a intensidade de seus sentimentos positivos em relação ao parceiro romântico”, explica Sciara.

Um compromisso reduzido com o relacionamento leva a pessoa a considerar o término – o que pode levar de fato à ruptura. “O fim de um relacionamento, por sua vez, pode desencadear depressão, angústia e menor satisfação com a vida”, acrescenta Pantaleo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.