Em um estudo perturbador, para dizer o mínimo, os biólogos europeus Martin Nyffeler e Klaus Birkhofer, chegaram a uma conclusão aterrorizante: as aranhas que vivem no planeta poderiam comer todos os humanos e ainda ficar com fome. Para chegar ao resultado, publicada no Journal of Nature, a dupla calculou quantas aranhas existem em cada metro quadrado de terra em todos os principais habitats da Terra e a quantidade média de comida que aranhas de diferentes tamanhos consomem ao longo do ano.
Dessa conta, eles chegaram a uma quantidade entre 400 e 800 milhões de toneladas de presa em um ano. Por outro lado, a biomassa de todos os humanos adultos na Terra foi estimada na casa das 287 milhões de toneladas e, mesmo juntando esse número ao peso de todas as crianças, ele ainda é inferior ao da dieta das aranhas.
Nyffeler e Birkhofer também fizeram outras conclusões interessantes. O peso de todas as aranhas no planeta em uma grande balança seria de 25 milhões de toneladas, o equivalente a 478 Titanics, que pesava cerca de 50 mil toneladas. A densidade média de aranhas por metro quadrado é de 131, mas, em alguns lugares, que eles afirmam serem “ambientes favoráveis”, esse número pode passar para aterrorizantes mil aranhas.