PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Contando Ninguém Acredita

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
As notícias mais bizarras e surreais do mundo

Camboja construirá banheiro para visita de princesa tailandesa – e o destruirá depois

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 set 2024, 11h31 - Publicado em 24 fev 2016, 12h27

2303410586_e97aa9b9a9_z

A visita da princesa tailandesa Maha Chakri Sirindhorn foi motivo de turbulência social no Camboja. Para acomodar bem a nobre, o governo tailandês construiu um banheiro de 8 metros quadrados às margens do lago Yeak Laom, na província de Ratanakkiri, uma das mais pobres do país.

O lavabo, decorado com maçanetas de prata e degraus de marfim, levou 19 dias para ser concluído e teve um custo estimado, incluindo trabalhadores e materiais nessa conta, de 40 mil dólares. Curiosamente, a estrutura só recebera a Princesa durante a sua primeira, de três noites, no Camboja. Após a passagem da realeza, o local será destruído.

1455822180

Em uma entrevista ao jornal local, um gerente da SCG, empresa responsável pelo “banheiro real”, explicou os motivos da demolição e justificou os gastos em algo que só será usado uma vez. “Se você tem um rei, bem, as pessoas não pode usar um banheiro de um rei”.

Continua após a publicidade

Para evitar que a população local se rebelasse contra a medida, o governo do Camboja ameaçou retirar a licença da reserva natural na região das mãos da comunidade de Ratanakkiri. De acordo com Channy Or, diretor da equipe de desenvolvimento rural do Camboja, o dinheiro poderia ter sido usado de uma maneira mais eficiente. “Eles poderiam ter gasto mil ou dois mil dólares em um bom banheiro e distribuído o resto para a comunidade. O banheiro de Sirindhorn custa 130 vezes mais que os do vilarejo”.

A atitude do governo tailandês, no entanto, faz parte de um esforço de propaganda que vem sendo executado há décadas. O jornalista e autor do livro “Tailândia – Um Reino em Crise” Andrew Marshall desaprova veemente a atitude. “Isso foi um insulto à comunidade cambojana, que possui acesso limitado a medidas sanitárias modernas. Milhares de vilarejos poderiam ter recebido banheiros novos com esse dinheiro”.

Com The Independent

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.