É, meu amigo, minha amiga, os perigos desse mundão podem estar até na sua próxima refeição. Mesmo sendo considerados iguarias em certos lugares do planeta, os pratos abaixo representam sérios riscos de vida para quem os consome. Você até pode testar cada item desta lista, mas não é algo lá muito recomendável.
5) Casu Marzu
Esse queijo tradicional da ilha de Sardenha, no meio do Mar Mediterrâneo, é feito de uma maneira nada agradável: o produto só fica pronto após ficar a céu aberto por vários dias. Assim, moscas podem depositar ovos, que acabam virando larvas. E o queijão é vendido desse jeito mesmo, repleto de seres rastejantes ainda vivos. Mas por que ele é perigoso? Bom, se uma dessas larvas não for digerida pelo seu estômago, o bicho pode acabar perfurando as paredes do seu intestino, causando uma dor terrível. E, caso você ainda queira beliscar um pedaço dessa ~delícia~, é recomendável usar óculos de proteção já que os bichinhos podem pular até 15 cm no ar e acertar diretamente seus olhos.
4) Ackee
Muito parecida com o nosso guaraná, a fruta tradicional da Jamaica é incrivelmente perigosa caso seja consumida sem estar totalmente madura. Se ingerida antes da hora, ela pode causar a chamada Doença Jamaicana do Vômito, distúrbio que faz a pessoa sentir dores estomacais seguidas por uma constante vontade de vomitar, desidratação, convulsões e pode até levar à morte.
3) Sannakji
~Atenção! Além de potencialmente mortal, esse prato pode ser moralmente ofensivo para algumas pessoas~
A preparação desse prato coreano é muito simples: os restaurantes pegam bebês de polvos, desmembram os bichos e servem os tentáculos, ainda se mexendo, cobertos com óleo de gergelim. O visual assustador da iguaria esconde outro perigo: se não forem mastigados por completo, os “braços” dos polvinhos podem acabar grudando na garganta e fazer a pessoa engasgar até não conseguir mais respirar.
2) Mexilhões de sangue
O problema deste fruto do mar amplamente consumido pelos chineses está no fato de o bicho passar rapidamente pela água quente, o que não é suficiente para matar vírus e bactérias vivendo no molusco. Esses “habitantes ingratos” podem causar hepatite dos tipos A e E, febre tifoide e disenteria.
1) Cérebro de macaco
Sessão “Relembrar é viver”: sabe quando Indiana Jones provou um delicioso cérebro de macaco no filme “Indiana Jones e o Templo da Perdição”? Então, aquela refeição do aventureiro poderia ter sido a última, pois os miolos do primata podem transmitir a doença de Creutzfeldt-Jakob, transtorno que causa apatia e depressão no seu estágio inicial e problemas neurológicos como perda da fala e dificuldades de se mexer.