Prepare-se, nós montamos uma lista com 5 coisas que você provavelmente não sabia sobre aquele soninho maravilhoso de todo dia. Para isso, nós batemos um papo nada sonolento com Geraldo Lorenzi Filho, pneumologista e presidente da Associação Brasileira do Sono.
5) Falta de sono pode te engordar
Eu sei, eu sei. A notícia não é das melhores. Mas essa relação não é dormiu = engordou. “Sabemos que existe uma associação entre dormir pouco e obesidade que, uma vez instalada, é um problema complexo, pois depende muito de comportamento”, explica Geraldo.
4) E te deixar bem irritado
Seja pelos trabalhos da escola/faculdade ou por aquela hora extra que vive aparecendo, não fazer companhia para a sua amada cama pode ser bem ruim para o seu corpo. “ Quem dorme menos do que 5 horas por noite tem chance aumentada de desenvolver hipertensão, doenças cardíacas, obesidade. Sem contar os efeitos mais óbvios como sonolência, irritabilidade, dificuldade de concentração e memoria.”
3) Parece tentador, mas dormir demais também não é lá algo muito saudável
“Existem estudos epidemiológicos mostrando que quem dorme mais de 9 horas tem mais problemas de saúde, mas nesse caso ficamos na duvida se a pessoa estava dormindo muito como sinal de que algo ia mal”, diz Geraldo. Tudo bem dar uma esticadinha de manhã, contanto que seja com moderação. Vamos combinar três apertadas naquele botão “soneca”?
2) Adolescentes, ó aqui a desculpa de vocês \o/
O cochilo que a galera adora dar para “recuperar as energias” pode ser totalmente justificável. Olha só. “Adolescentes são os mais suscetíveis à privação de sono, eles precisam dormir mais do que os adultos, mas também são os que mais têm “atraso de fase”, isso é, dormir tarde e acordar tarde.”. Quem nunca??
1) E o melhor: dormir é ESSENCIAL
“O sono serve para fixação de memoria, descanso, secreção de hormônios… Animais privados de sono simplesmente morrem. É como ficar sem comer ou sem beber água.”
Então pegue o seu cobertor favorito, amacie o travesseiro e já para a cama, pessoal!