A vida nesse mundão tem seus momentos de emoção. Um dia você é a presa, mas, se conseguir sobreviver, pode virar o predador mais temido do seu pedaço. Confira algumas táticas inteligentes que bichos desenvolveram para passarem de fininho e continuarem no ciclo da vida (sdds Simba).
8) Ué, cadê?
A lagartixa-satânica-rabo-de-folha (Uroplatus phantasticus), simpática habitante da ilha de Madagascar, consegue escapar de qualquer encrenca numa boa. Basta ficar parada para que suas cores sejam facilmente confundidas com as de uma árvore. Algumas espécies até se misturam com liquens, aqueles fungos e algas que ficam nos troncos e galhos.
7) Da série: não é o que você pensa
Quem não olha para essa imagem uma segunda vez com certeza deixa de ver esse bicho-pau australiano se segurando. A cor e os detalhes do corpo o transformam em uma folha praticamente perfeita. Mas não se engane pela aparente fofura: um grande número desse inocente bicho consegue acabar com uma floresta de eucalipto inteira.
6) Nas profundezas
O oceano também serve de lar para algumas criaturas que manjam muito da arte do disfarce. A Hippocampus bargibanti é uma espécie de cavalo-marinho pequena e cheia de protuberâncias no corpo. Graças a essas características, se esconder em meio a corais virou praticamente um estilo de vida.
5) Fofura disfarçada
A Podargus strigoides parece uma ave saída de um desenho. Seus olhos amarelos, junto com seu bico de formato peculiar, conseguem cativar humanos com facilidade. Maaaas, quando o dever chama, ou melhor, algum predador chama, esse bicho apenas encosta em um tronco de árvore e fica paradinho.
4) Tem até folhinhas
Na natureza, a camuflagem precisa ser um negócio profissional. E a Adelpha Serpa Selerio, uma borboleta que habita a faixa entre o México e o Brasil (Sil-sil), pensou em tudo na hora de procurar cobertura. Durante sua fase de lagarta, se esconde ficando parada em troncos de árvore cobertos em musgo. Os detalhes verdes do seu corpo dão o toque final.
3) E esse aqui se esconde NAS folhinhas
Não preciso dizer que a camuflagem deste bicho é horrível, sqn. A Euthalia aconthea, uma simpática lagarta habitante do sudeste asiático, dá muita dor de cabeça para os criadores de manga, pois seu local favorito de descanso é justamente nas folhas da mangueira. Também, quem quiser tirar ela de lá vai ter que ralar, e muito!
2) Credo
Desculpem-me os aracnofóbicos, mas a Misumena vatia precisava ter um lugar nessa lista. Em vez das tradicionais teias, essa aranha se esconde dentro de uma flor e muda de cor para imitar a das pétalas. Aí é só esperar suas presas virem dar aquela fungada e abocanhar o jantar.
1) Dispensa comentários
O grande rei desta lista repleta de sobreviventes não poderia ser outro: olha como esse hedgehog se esconde magicamente entre os perigosos cactos.