Corrida Eleitoral – Newsgames nas eleições presidenciais
Como se destacar em meio às centenas de notícias diárias que cobriam as eleições presidenciais de 2010 em diversos portais e blogs da internet brasileira? O site da SUPERINTERESSANTE precisava de um diferencial além de seus testes, posts e rankings que preenchiam a home page todos os dias. A inspiração para o jogo “Corrida Eleitoral” veio do conceito do newsgame Presidential Pong, da CNN, no qual você joga tênis com os pré-candidatos à presidência dos EUA. Cada um tinha as suas habilidades desenvolvidas de acordo com o andamento da campanha presidencial.
Corrida Eleitoral seria, então, um jogo de carros com a velocidade dos competidores regulada pelas suas posições nas pesquisas eleitorais. A ideia era transmitir informações e conceitos sobre eleições, embutidos na mecânica do jogo.
Para a disputa não ficar monótona, 3 sacos de dinheiro – equivalentes ao dinheiro de campanha dos 3 candidatos principais – serviriam como “turbo”, acelerando a velocidade dos corredores que os pegassem primeiro. Essa também é uma forma de explicitar a importância dos investimentos de campanha na disputa presidencial.
Antes de jogar, o internauta poderia escolher seu candidato (todos com fichas recheadas de informações) e também se gostaria de disputar o primeiro turno (com todos corredores) ou o segundo (numa disputa entre dois concorrentes). Entre os “perigos” da pista estavam o “o buraco da boca de urna” e as “pizzas disparadas pelo político corrupto”. No final do jogo, o internauta se deparava com gráficos que mostravam as pesquisas eleitorais de primeiro e segundo turno e o dinheiro arrecadado por cada candidato para as eleições.
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-Saiba como os newsgames começaram no Núcleo Jovem
Créditos do jogo:
Concepção e edição: Fabiane Zambon, Fred Di Giacomo e Kleyson Barbosa; Texto: Fred Di Giacomo e Kleyson Barbosa; Design: Fabiane Zambon; Programação: Gil Beyruth; Ilustração: Simone Yamamoto; Colaboração: Bruno Xavier, Daniel Apolinario e Maria Gomes; Agradecimento: Douglas Kawazu