Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

Criador dos newsgames diz que gamification é besteira.

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 19 ago 2024, 17h03 - Publicado em 10 ago 2011, 13h55
ian-bogost-ilustracao
Ian Bogost: em defesa dos “true” gamers.



A provocação da semana saiu direto dos teclados de Ian Bogost – filósofo, pesquisador e desenvolvedor de jogos que já foi bastante citado neste blog por ser pioneiro na criação de newsgames. Agora, em artigo para o seu Bogost.com, republicado em diversos sites, ele afirma que a palavra da moda, nossa querida Gamification, não passa de “bullshit” de publicitários. (E, para ele, bullshit não é qualquer “besteira” não, Bogost passa grande parte do post explicando o significado da palavrafilosoficamente”.)

Segundo Bogost, Gamification – tendência de transformar tarefas cotidianas em jogos – é apenas uma forma das agências transformarem um movimento genuíno em hype. Reclamações bem parecidas já foram ouvidas, através dos anos, saindo da boca de ecologistas, hippies e punks, quando sua “atitude” foi transformada em moda.

Dá pra ler o artigo polêmico de Bogost na íntegra aqui.

+Atualização (10/08/2011, 13:07): O Brainstorm 9 acabou de publicar uma tradução do post do Bogost aqui.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA CONTEÚDO LIBERADO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.