Assine SUPER por R$2,00/semana
Newsgames Por Blog
Continua após publicidade

Destaques de 2011 da SUPER: Os 10 melhores newsgames do ano

Texto: Fred Di Giacomo, editor-chefe do site da Superinteressante. Lista: Florent Maurin , Marcus Bösch e Fred Di Giacomo Há cerca de 8 anos o jornalismo vem se tornando jogo na internet. A ideia já existia em revistas e jornais impressos, seja em cruzadinhas do new York Times, baseadas em notícias,  seja em ARGs lançados em matérias […]

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h16 - Publicado em 12 dez 2011, 14h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    Texto: Fred Di Giacomo, editor-chefe do site da Superinteressante. Lista: Florent Maurin , Marcus Bösch e Fred Di Giacomo

    Publicidade

    Há cerca de 8 anos o jornalismo vem se tornando jogo na internet. A ideia já existia em revistas e jornais impressos, seja em cruzadinhas do new York Times, baseadas em notícias,  seja em ARGs lançados em matérias da SUPERINTERESSANTE. Em 2011, vimos o formato crescer no Brasil, ganhando sites da rede Globo, Estadão, RBS e da própria SUPER. Pra fechar a lista dos melhores newsgames de ano, pedi ajuda a duas autoridades internacionais no assunto: o francês Florent Maurin (https://www.thepixelhunt.com e https://newsgames.blog.lemonde.fr/) e o alemão Marcus Bösch (https://www.marcus-boesch.de/ e https://www.newsgaming.de/). Somei os votos dos dois com os meus pra definir quem entrava na lista. No caso de empate (e foram muitos), privilegiei títulos em português e, na sequência, em inglês. Os games não estão rankeados, os 10 são ótimas ideias. Pra quem quiser conferir a lista elaborada pelo Florent, vale a visita no blog dele.

    Ah, se você sentiu falta de algum newsgame, mande sua sugestão pra gente!

    Warco, Defiant Development

    Um jogo sobre conseguir matérias durante a guerra e o risco que envolve o jornalismo em conflitos. Ainda não lançou versão final, mas rouba a atenção pela qualidade e complexidade.
    Site: https://defiantdev.com/warco/

    Filosofighters, Superinteressante

    Continua após a publicidade

    Pra não ficar puxando sardinha pro nosso lado, dou a palavra pro Florent Maurin falar desse newsgame da SUPER: “De todos os jogos de pancadaria que tentam tratar de temas sérios (…), este é definitivamente o mais divertido, o mais refinado e o mais interessante que eu já vi. Fora que os ataques especiais são realmente fantásticos!”
    Site: https://super.abril.com.br/filosofighters/

    Spent.

    Jogo independente, Spent consegue dizer mais sobre a crise econômica mundial do que a maior parte das grandes reportagens espalhadas pela mídia. Baseado em dados reais, esse jogo de gráficos simples vai direto ao ponto te colocando na pele de um trabalhador americano que deve tomar decisões duras pra pagar as contas.
    Site: https://playspent.org/

    The Death of Osama Bin Laden, Kuma War

    Lembrado pelos nossos dois votantes convidados , o grande mérito de “The death of Osama Bin Laden” foi a velocidade de seu lançamento. Logo após a morte de Osama, a Kuma War colocou o jogo online. No mais, é outro jogo de tiro com gráficos medíocres.
    Site: https://www.kumawar.com/

    Supercrise, Estadão

    Simples e eficiente, este jogo adapta a mecânica do Supertrunfo para uma disputa econômica entre os países.
    Site:
    https://economia.estadao.com.br/especiais/supercrise-um-jogo-para-testar-seus-conhecimentos-sobre-a-economia-mundial,146081.htm

    Combate do Barro Vermelho, Zero – Hora.

    Primeiro newsgame da Zero-Hora, recria uma das batalhas importantes da Revolução Farroupilha. O grande mérito são os gráficos e o gameplay instigante.  A parte “news” do newsgame fica mais de lado, em prol da diversão.
    Site: https://www.clicrbs.com.br/swf/game_farroupilha/index.html

    Continua após a publicidade

    Sweatshop

    Quando os newsgames foram criados por Gonzalo Frasca eles não tinham em seus genes apenas o jornalismo, mas também o ativismo. Sweatshop usa apuração de informações reais para compor um jogo engraçado, que critica duramente as fábricas que exploram ao máximo os trabalhadores e entraram em pauta este ano com a denúncia de trabalho escravo nas confecções que abastecem as lojas da Zara.
    Site:
    https://www.playsweatshop.com/

    Phone Story

    “Primo” do game Sweatshop, “Phone Story” é uma reportagem jogável que denuncia as irregularidas (como o uso de trabalho escravo nas minas africanas de onde se extraem os minérios) na linha de produção dos iPhones. A grande sacada é que ele é um jogo para… iPhone. Como definiu Marcus Bösch:  “A ideia certa, na plataforma certa.”
    Site: https://phonestory.org/

    Trou story


    Trou Story  é um documentário interativo canadense que usa mecânica de videogame para ajudar a contar a história da indústria de minas e seus abusos. Bom exemplo de conteúdo transmídia com gameplay esperto e fluido.
    Site: https://troustory.onf.ca/#/troustory

    Primaires à Gauche, Le Monde

    Desenvolvido por Florent Maurin para o Le Monde, esse ambicioso newsgame francês procura explicar as eleições primárias que vão definir quem será o candidato da esquerda francesa em 2012.
    Site: https://www.lemonde.fr/week-end/visuel/2011/06/24/primaires-a-gauche-jouez-votre-campagne_1524806_1477893.html

     Veja também:
    -10 jogos para entender os newsgames no mundo

    Continua após a publicidade

    -10 jogos para entender os newsgames no Brasil

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.