Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Videogames são arte?

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 24 jan 2012, 09h15

Em seu livro “A Theory of Fun for game design”(2004), Raph Koster defende que está na hora de os games deixarem de serem vistos apenas como entretenimento para virarem arte. Alguns game designers se importam com isso a ponto de lançarem “poemas jogáveis“. Outros não dão a mínima pra polêmica e preferem encher os cofres vendendo moedinhas virtuais. Para Kellee Santiago, que pesquisou games na University of Southern California School of Cinematic Arts e produziu jogos baixáveis para Playstation Network, o assunto rende 15 minutos de palestra no TED (vídeo abaixo).

Ian Bogost transformou videogames em… poemas!

Para Kellee (e para a Wikipedia em inglês), fazer arte é organizar itens para estimular os sentidos, emoções e intelecto. E os games fazem isso. Só que os jogos estariam vivendo sua “pré-história”. Como a pintura, que começou com rabiscos em paredes e chegou até os afrescos da Capela Cistina desenhados por Michelangelo, nossa geração estaria tendo o privilégio de ver essa nova forma artística nascer e evoluir. O vídeo de Kellee explica melhor o ponto de vista. Pra ela, o fato de adultos continuarem jogando videogame é estimulante para que novos temas e possibilidades possam ser inseridos no mundo dos consoles. Para Raph Koster, videogames são ferramentas de educação que sempre foram usados para habilidades de sobrevivência primitivas (coordenação motora, treinar mira, jogos de guerra, etc) e que podem começar a tratar de novos temas e estimular novas emoções e aprendizados.

httpv://www.youtube.com/watch?v=6GjKCnPQlSw

 

Continua após a publicidade

E pra você, videogames são arte? Reflita ouvindo “Computadores fazem arte” do mundo livre s/a 😛

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7m7Pg1ZUZTY?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.