Algema tem chave reserva?
Não exatamente. A questão é que as algemas mais utilizadas possuem uma chave universal.
Não exatamente. A questão é que as algemas mais utilizadas possuem uma chave universal, que abre todos os exemplares do mesmo modelo. Por causa disso, é comum que, em um presídio ou delegacia, os policiais e carcereiros sempre andem com cópias das chaves que abrem o modelo utilizado pelas forças de segurança locais.
O problema óbvio é que um fugitivo com uma única chave se torna capaz de libertar diversos companheiros. Mas manter uma chave para cada prisioneiro criaria um imenso problema logístico. Quem manteria a guarda das chaves? E se alguém perdesse a chave reserva? E se o criminoso fosse transferido sem a chave correspondente?
O modelo de algema mais usado no Brasil – e no mundo – abre com uma pequena chave arredondada, curtinha para tornar dificílima a tarefa de libertar a si próprio. Além disso, algumas algemas têm uma capa que impede o fujão de tentar abri-las com um grampo de cabelo ou clipe de papel (essas artimanhas são possíveis, embora desafiadoras).
Fonte: Nos baseamos na patente US9551170B1 e no artigo “Are all handcuff keys universal?” no site da TIHK, empresa americana que vende chaves de algema para cidadãos comuns.
Pergunta de @polivalda, via Instagram.