Algum atleta olímpico já abandonou a competição para ajudar um adversário?
Algum atleta olímpico já abandonou a competição para ajudar um adversário? Rodrigo Santos, Porto Alegre, RS Sim. Nas Olimpíadas de Seul, 1988, o canadense Lawrence Lemieux sacrificou sua chance de ganhar uma medalha para salvar a vida de outros competidores. Ele estava em segundo lugar quando saiu de seu curso após ver os velejadores Joseph […]
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=aomvdMLJzVo?feature=oembed&w=474&h=356%5D
Algum atleta olímpico já abandonou a competição para ajudar um adversário?
Rodrigo Santos, Porto Alegre, RS
Sim. Nas Olimpíadas de Seul, 1988, o canadense Lawrence Lemieux sacrificou sua chance de ganhar uma medalha para salvar a vida de outros competidores.
Ele estava em segundo lugar quando saiu de seu curso após ver os velejadores Joseph Chan e Shaw Her Siew, de Singapura, ao lado do barco, que havia virado e à deriva, com risco de serem tragados pelo mar.
Lemieux voltou e retirou-os da água, aguardando pelo resgate antes de retornar à competição. O atleta terminou em 22º lugar, mas foi creditado com o segundo lugar, colocação em que se encontrava quando desviou sua rota.
No fim de todas as regatas, terminou em 11º no geral, e o medalhista de ouro foi José Luis Doreste, da Espanha. Mas Lemieux foi premiado com a medalha Pierre de Coubertin por seu espírito esportivo, auto-sacrifício e coragem.
Fontes: Comitê Olímpico Internacional, site do time olímpico canadense e livro Universo Olímpico : Uma Enciclopédia das Olimpíadas, de Eduardo Colli.
Post anterior: De onde vem o termo “gol olímpico”?