Amassar papel antes de jogar no lixo impede a reciclagem?
Oh, grande Oráculo que tudo sabe! Tenho um colega ecochato no serviço que pega no pé de todo mundo que amassa papel antes de jogar no lixo, dizendo que quebra as fibras do papel e impedem a reciclagem do material. Afinal, a afirmação dele é correta ou é apenas excesso de chatice mesmo? Obrigado e […]
Oh, grande Oráculo que tudo sabe! Tenho um colega ecochato no serviço que pega no pé de todo mundo que amassa papel antes de jogar no lixo, dizendo que quebra as fibras do papel e impedem a reciclagem do material. Afinal, a afirmação dele é correta ou é apenas excesso de chatice mesmo?
Obrigado e um grande abraço a todos da redação da SUPER!
Diogo dos Santos Falcão, Diadema, SP
Vai tomar jornal na fuça, malandro.
Pode estufar o peito e dizer para o seu colega ecochato que ele está ERRADO. Segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel, a Bracelpa, amassar as folhas antes de jogá-las no lixo não quebra as fibras do papel. Até porque, ao ser enviado para a reciclagem, o material será comprimido e, portanto, amassado de qualquer maneira.
A reciclagem amassa o papel, ora pois.
No entanto, é verdade que as fibras perdem a resistência ao longo do tempo. Segundo a Bracelpa, é por causa disso que o papel não pode ser reciclado infinitas vezes. Será sempre necessário o uso de fibras virgens para reciclar o material. Mas não se preocupe: uma das vantagens é que o papel produzido no Brasil tem origem na celulose de florestas de pinus e eucalipto, que são consideradas renováveis.
Obrigado pelo cordial abraço. Nossos mensageiros levarão o recado à recatada redação de maçãs do rosto tão rubras quanto a vermelha borda de sua capa.