As pessoas espirram enquanto dormem?
Apesar de improvável, não é impossível espirrar durante o sono
Por que não espirramos quando dormimos? – Vini Ferraz, Recife, PE
Me deixa, cara.
Você é um sortudo se não espirrou dormindo até agora, Vini, porque a gente espirra dormindo, sim. E acorda logo em seguida. Écati.
Quando espirramos, um mecanismo de alta pressão é ativado, explica a otorrinolaringologista Francini Pádua, diretora da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Puxamos todo o ar do pulmão e expiramos forçadamente, o que faz com que a pressão no tórax aumente enquanto o ar sai forte pelo nariz.
“O espirro é uma força enorme que elimina tudo o que é poeira, substâncias inflamatórias e secreção que estão dentro do nariz causando a inflamação. Por isso, a pessoa acorda”, diz a médica.
Mas é verdade que temos menos chances de espirrar durante o sono. Isso porque deixamos de estar expostos ao que pode causar os espirros. Isso se você for uma pessoa limpinha e dorme em um ambiente livre de ácaros, poeira, fungos e mofo. Se no quarto houver acúmulo de pó e cheiro forte, podemos espirrar a noite inteira – afinal, quando dormimos continuamos a inspirar normalmente. Enfim, tipo aquele da casa de praia que fica fechada o ano inteiro, sabe aquela mistura de protetor solar evaporado, suor, mofo, pernilongos e reggae grudada na parede? Aí, sim, a chance de espirrar fica bem maior.