Como pessoas que não sabem ler realizam exame de vista?
Pergunta de Maria Eduarda Lima Santos Paulo, Apucarana, PR
Como pessoas que não sabem ler realizam exame de vista?
Maria Eduarda Lima Santos Paulo, Apucarana, PR
Essa é mais fácil que o bê-á-bá, Duda. São quatro os principais tipos de teste de acuidade visual para quem não sabe ler:
• A mais utilizada é a tabela de Snellen. Trata-se de um quadro com uma figura parecida com a letra “E” virada em diferentes direções (para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda). Nesse caso, o oftalmologista pergunta ao paciente para onde estão apontando as “pernas” do caracter. A cada linha, os símbolos vão ficando menores, indicando o nível de acuidade visual de quem se submete ao teste.
• Os cartões de Cardiff são ilustrados com desenhos simples, como avião, casa, lápis, bola etc. O método é eficaz para testar a visão de crianças que ainda não foram alfabetizadas. Cada cartão indica um nível de acuidade e a imagem desenhada vai diminuindo conforme o teste avança.
• A tabela de Landolt parece com a de Snellen, só que com a letra C. Ela tem mais variações , já que a abertura do C também aponta para as diagonais. Não é tão usada em consultórios, mas por ser mais precisa, é útil para pesquisas científicas.
• Os cartões de Teller são úteis para examinar crianças que ainda não se expressam verbalmente. Eles são feitos com linhas brancas e pretas alternadas e com a mesma espessura. Os cartões naturalmente atraem mais o olhar do que a superfície de uma cor só sobre a qual estão expostos. A cada etapa do teste, as linhas ficam mais estreitas, até que o cartão deixe de chamar a atenção do paciente, indicando o nível de acuidade da visão.
Fonte: Arthur Schaefer, da Associação Paranaense de Oftalmologia