Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Como ter meu próprio cemitério?

Como eu faço para ter o meu próprio cemitério? Vinicius Laranjeira, Rio de Janeiro, RJ Pet Sematery Mais um empreendedor nesse país pujante em que você encontra 25 start ups umamaisincrívelqueaoutra a cada esquina! Há duas formas de você ter seu próprio cemitério. A primeira e mais comum é você participar de uma licitação da […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 18 jul 2012, 18h03

Como eu faço para ter o meu próprio cemitério?
Vinicius Laranjeira, Rio de Janeiro, RJ

snoopy

Pet Sematery

Mais um empreendedor nesse país pujante em que você encontra 25 start ups umamaisincrívelqueaoutra a cada esquina!

Há duas formas de você ter seu próprio cemitério. A primeira e mais comum é você participar de uma licitação da prefeitura da sua cidade para abertura de um cemitério. Segundo Haroldo Moreira Felício, presidente do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), cemitério é atividade majoritariamente pública no Brasil. A maioria é administrada pelos municípios ou é concedida à gestão particular por meio de uma licitação.

Continua após a publicidade

OPORTUNIDADE >>>> Existem cerca de 2oo cemitérios particulares no país, apenas. Mas talvez seja mais provável que você tenha que participar de uma concorrência pública, caso queira gerir um empreendimento desta natureza.

A segunda forma é você transformar um terreno de sua propriedade em um cemitério. Aí sim! Nesse caso, você precisa verificar o que diz a lei orgânica do seu município sobre a atividade – a legislação varia de cidade para cidade.Ou seja, não dá pra enterrar qualquer coisa por aí.

O segundo passo é estudar a lei de uso e ocupação do solo para checar se é possível instalar um cemitério no seu terreno. Existe uma série de regras para instalação das sepulturas nos solos. Uma delas determina que o fundo do caixão deve estar a pelo menos 1,50m de distância do nível mais alto do lençol freático, por exemplo.

Continua após a publicidade

Sim, depois que morremos continuamos com um grande poder de sujar o planeta.

O terceiro passo é fazer um projeto que siga todas essas normas e apresentá-lo à prefeitura. Caso seja aprovado, você terá seu próprio cemitério.

Parabéns.

(crédito da imagem: Savadilfari)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.