Como ter meu próprio cemitério?
Como eu faço para ter o meu próprio cemitério? Vinicius Laranjeira, Rio de Janeiro, RJ Pet Sematery Mais um empreendedor nesse país pujante em que você encontra 25 start ups umamaisincrívelqueaoutra a cada esquina! Há duas formas de você ter seu próprio cemitério. A primeira e mais comum é você participar de uma licitação da […]
Como eu faço para ter o meu próprio cemitério?
Vinicius Laranjeira, Rio de Janeiro, RJ
Pet Sematery
Mais um empreendedor nesse país pujante em que você encontra 25 start ups umamaisincrívelqueaoutra a cada esquina!
Há duas formas de você ter seu próprio cemitério. A primeira e mais comum é você participar de uma licitação da prefeitura da sua cidade para abertura de um cemitério. Segundo Haroldo Moreira Felício, presidente do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), cemitério é atividade majoritariamente pública no Brasil. A maioria é administrada pelos municípios ou é concedida à gestão particular por meio de uma licitação.
OPORTUNIDADE >>>> Existem cerca de 2oo cemitérios particulares no país, apenas. Mas talvez seja mais provável que você tenha que participar de uma concorrência pública, caso queira gerir um empreendimento desta natureza.
A segunda forma é você transformar um terreno de sua propriedade em um cemitério. Aí sim! Nesse caso, você precisa verificar o que diz a lei orgânica do seu município sobre a atividade – a legislação varia de cidade para cidade.Ou seja, não dá pra enterrar qualquer coisa por aí.
O segundo passo é estudar a lei de uso e ocupação do solo para checar se é possível instalar um cemitério no seu terreno. Existe uma série de regras para instalação das sepulturas nos solos. Uma delas determina que o fundo do caixão deve estar a pelo menos 1,50m de distância do nível mais alto do lençol freático, por exemplo.
Sim, depois que morremos continuamos com um grande poder de sujar o planeta.
O terceiro passo é fazer um projeto que siga todas essas normas e apresentá-lo à prefeitura. Caso seja aprovado, você terá seu próprio cemitério.
Parabéns.
(crédito da imagem: Savadilfari)