É possível ter cãibras no coração?
É possivel ter cãibras no coração? Luiz Fernando Neves, de (uhu!) Nova Iguaçu, RJ Vai ter volta, Bowser. Uon, que fófis. <3 Sua pergunta é poética e bonita, mas, sinto muito, é bom aprender, a vida é cruel. Não. É impossível ter cãibras no coração, apesar de ser comum pacientes se queixarem de dores semelhantes […]
É possivel ter cãibras no coração?
Luiz Fernando Neves, de (uhu!) Nova Iguaçu, RJ
Uon, que fófis. <3
Sua pergunta é poética e bonita, mas, sinto muito, é bom aprender, a vida é cruel.
Não.
É impossível ter cãibras no coração, apesar de ser comum pacientes se queixarem de dores semelhantes a uma contratura no órgão. A musculatura cardíaca é diferente da musculatura esquelética das pernas e braços, onde sentimos as cãibras. Isso porque o coração possui um tipo especial de fibra muscular estriada, que tem movimento involuntário. O órgão contrai e relaxa automaticamente. Não há registro de casos em que ele permaneça contraído sem relaxamento imediato, que é como a cãibra se apresenta.
“Na parada cardíaca, por exemplo, o coração para em diástole (relaxamento) e não em sístole (contração)”, explica Ivani Trombetta, pesquisadora da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP (Incor). Segundo Irani, o coração tem uma espécie de “bateria”, geradora do impulso nervoso que vai sendo passado de fibra para fibra. Ou seja, a contração cardíaca ocorre em sequência.
O chefe do Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Marcelo Ferraz Sampaio, diz que os pacientes com esse tipo de queixa podem estar é com angina (dor no peito) por causa de uma falta de oxigenação ou devido a uma arritmia cardíaca.
Se você sentiu uma dor no coração semelhante a uma cãibra, fale com seu médico. Eu falaria, entende?
(crédito da imagem: davi_a_lea)