PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Existe uma palavra em comum em todas as línguas?

Ó, Enterprise que rasga os buracos negros desta galáxia e ilumina a escuridão. Tenho há tempos uma dúvida que só o mestre pode responder. Existe alguma palavra que seja escrita ou falada da mesma maneira em todo o mundo? “Taxi” seria este vocábulo, ou pelo menos o que mais se aproxima de ser igual em […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 28 ago 2014, 20h33

Ó, Enterprise que rasga os buracos negros desta galáxia e ilumina a escuridão. Tenho há tempos uma dúvida que só o mestre pode responder. Existe alguma palavra que seja escrita ou falada da mesma maneira em todo o mundo? “Taxi” seria este vocábulo, ou pelo menos o que mais se aproxima de ser igual em todo este nosso planeta?
Danilo Vicente, São Paulo, SP

Não. No. Nein. Non.

not

De acordo com a chefe do departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas da belíssima Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Cristina Figueiredo Silva, a variedade de línguas e de sistemas fonológicos que existem no mundo é tão grande, que se torna muito pouco provável que exista uma palavra comum a todos os idiomas.

Mas, se levarmos em conta as línguas do mundo ocidental com tradição enraizada na cultura greco-romana (português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, por exemplo), é alta a chance de encontrarmos palavras cuja pronúncia ou escrita seja igual. No entanto, se considerarmos as línguas orientais, as semíticas (árabe e hebraico, por exemplo), as amazônicas brasileiras e as ameríndeas dos Estados Unidos ou Austrália, é pouco provável que encontremos um verbente em comum.

Continua após a publicidade

“As línguas têm mecanismos internos muito diferentes. Podemos pegar uma palavra e simplesmente adaptar a fonologia, mas há línguas que não adaptam e, sim, criam uma palavra nova”. Se para nós “futebol” remete à goleada da Alemanha, outros idiomas podem inventar um verbete totalmente diferente para falar do esporte ou adaptar com a pronúncia própria.

Veja quais as línguas mais difíceis de aprender.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.