O que acontece se cozinhar a mão no micro-ondas?
O que aconteceria com a minha mão se ela fosse exposta às ondas do aparelho de micro-ondas? Thaís Schulz, Bento Gonçalves, RS EDWARD MÃO DE MUITAS COISAS: Ela cozinharia do jeito que se espera do que sua mãozinha é, na essência: um não-tão suculento pedaço de carne, cheio de ossinhos. O aparelho de micro-ondas foi […]
O que aconteceria com a minha mão se ela fosse exposta às ondas do aparelho de micro-ondas?
Thaís Schulz, Bento Gonçalves, RS
EDWARD MÃO DE MUITAS COISAS:
Ela cozinharia do jeito que se espera do que sua mãozinha é, na essência: um não-tão suculento pedaço de carne, cheio de ossinhos. O aparelho de micro-ondas foi feito para esquentar alimentos que têm muita água. “Ele faz vibrar a molécula da água, e essa vibração aquece o alimento”, explica a professora do Instituto de Física da USP Emico Okuno. Como nosso corpo tem 70% de água, sua bem cuidada mão não teria muita escapatória.
O tempo de cozimento, aliás, seria bem parecido com o da carne comum. Mas isso é hipotético, já que o aparelho de micro-ondas só funciona com a porta fechada. (Partimos do princípio de que ninguém vai arrancar a mão, colocar dentro do aparelho, fechar a porta e ver o que acontece). Logo, você só vai conseguir expor a mão fora do eletrodoméstico. “Fora do micro-ondas, a intensidade da radiação é muito baixa”, explica a especialista em radiações.
Uma explicação radiante.
(imagem: Robbert van der Steeg)