O que significa a palavra “fórmula” em “Fórmula-1”?
A resposta é bem mais intuitiva do que parece

“Fórmula” é o conjunto de regras que os participantes de um evento automobilístico têm que seguir. Regras sobre a configuração do motor, as dimensões do carro, o que pode e o que não pode entrar como apêndice aerodinâmico, a largura dos pneus.
Um “Fórmula-1″ hoje, por exemplo, é um carro que precisa ter obrigatoriamente um motor turbo de seis cilindros auxiliado por um motor elétrico, além de obedecer critérios rígidos sobre o tamanho do carro e das peças, e, cláusula pétrea, não ter carenagem sobre as rodas. Este último é um critério mais tradicional do que prático – aumenta abusivamente o arrasto aerodinâmico dos carros sem oferecer benesse alguma em troca.
Todas as equipes devem seguir essa “fórmula”, que é a receita básica para construir o carro.As diferenças entre os bólidos estão nos detalhes, que é onde os engenheiros têm liberdade para criar.
E quem dá a receita é a Federação Internacional de Automobilismo. O intuito da FIA é permitir uma competição equilibrada (na medida do possível) e que faça algum sentido como vanguarda tecnológica, Os carros da F-1 são híbridos hoje justamente porque a tendência é que todos os carros de rua sejam em algum tempo – ou isso ou completamente elétricos mesmo. Até por isso existe outra fórmula, a E, só de elétricos puros.
Como o nome “fórmula” está ligado a carros de um único acento (monopostos), acabou virando sinônimo deles. Mas não precisa ser assim. Qualquer um pode usar esse nome – caso da “Fórmula Truck”, disputada entre caminhões.
O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro







