Para onde vai o dinheiro recolhido com multas de trânsito?
Pergunta de Michel Pires, Américo Brasiliense, SP
Perdoe minha ignorância: para onde vai o dinheiro recolhido com multas de trânsito e com punições decretadas pelo Judiciário?
Michel Pires, Américo Brasiliense, SP
Depende do tipo de punição, incauto cidadão ameriliense.
Multas de trânsito, por exemplo, têm o valor revertido para melhorias no tráfego, educação de trânsito e policiamento.
Já no caso do Judiciário, o destino da grana varia se a punição for na área civil, trabalhista, criminal ou do consumidor. O dinheiro pode ser encaminhado a vários fundos municipais, estaduais ou federais. Os valores são investidos em entidades com fins sociais, de segurança pública, de educação e de saúde, em presídios e em políticas de amparo à população.
Fonte: Thiago Morani, da OAB-RJ.
•
Post anterior: Qual o custo anual da administração pública do Brasil?






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com ícone de árvore e raio, texto OFERTA RELÂMPAGO Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo de notícias](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um ícone de raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: Super, Veja e uma menor, Guia Quatro Rodas. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)