Por qual episódio devo começar a assistir Star Wars?
Questão polêmica, caro Padawan. Aproveite 4 de maio, o dia de celebrar Star Wars, para maratonar os filmes. Começando pela trilogia original.
A dica da SUPER é: respeite a cronologia da sua galáxia e não da galáxia de George Lucas. Ou seja: comece pelos episódios 4, 5 e 6, que foram lançados entre 1977 e 1983, e só depois siga para o 1, o 2 e o 3, lançados entre 1999 e 2003. Essas trilogias são chamadas respectivamente de “original” e “nova”.
Nós temos uma trilogia de explicações para justificar o conselho. Fique tranquilo que não tem spoilers:
1. A grande reviravolta narrativa da saga (e uma das mais impactantes e famosas da história do cinema) só acontece se você assistir na ordem de lançamento (começando pelo Episódio 4). Se você iniciar sua jornada pelo Episódio 1, jamais terá o prazer de experimentar esse momento – porque o Episódio 3 dá o spoiler.
2. Os filmes da trilogia mais antiga são considerados unanimemente por crítica e público como os melhores, enquanto o primeiro filme na ordem cronológica (o Episódio 1, de 1999) é o mais fraco. Se você começar pelo elo mais fraco da corrente, pode desanimar com a maratona.
3. Por que mestre Yoda quis assim:
Que a Força esteja com você.