Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que o pau-brasil se chama pau-brasil?

Todos sabemos que o Brasil tem esse nome por causa do pau-brasil. Mas por que o pau-brasil se chama pau-brasil? Artur Pires Quirino, Diamantina, MG O nome da árvore que batiza a pátria amada, idolatrada, salve, salve, vem do substantivo “brasa”. Isso porque a madeira da espécie (Caesalpinia echinata) tem a cor avermelhada, que lembra a cor de brasa […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 6 set 2016, 18h32
visicou | iStock
visicou | iStock


Todos sabemos que o Brasil tem esse nome por causa do pau-brasil. Mas por que o pau-brasil se chama pau-brasil?

Artur Pires Quirino, Diamantina, MG

O nome da árvore que batiza a pátria amada, idolatrada, salve, salve, vem do substantivo “brasa”. Isso porque a madeira da espécie (Caesalpinia echinata) tem a cor avermelhada, que lembra a cor de brasa das fogueiras.

Em outros lugares do mundo, porém, o pau-brasil também é conhecido como pau-pernambuco, por causa da proliferação da planta por lá. O estado tem a “capital do pau-brasil”, São Lourenço da Mata e um museu dedicado à árvore símbolo tupiniquim na Fundação Nacional do Pau-Brasil (Funbrasil), em Glória do Goitá.

Fonte: Dicionário Houaiss

Post anterior: Quantos cigarros de maconha são consumidos por dia no Brasil? E no mundo?

Continua após a publicidade

Publicidade