Por que verduras, legumes e frutas ficam bem na frente no supermercado?
Para o bem da sua saúde. Mas, principalmente, para o mercado lucrar mais.
Porque faz as pessoas gastarem mais com esses alimentos saudáveis – que, cá entre nós, não são os mais atraentes do supermercado, se você pensar em sorvetes, salgadinhos, cerveja…
Foi o que comprovou um estudo britânico de 2021, investigando como o posicionamento dos produtos no mercado pode levar a um consumo mais saudável. E, mais importante para o supermercado: aumentar as vendas de itens que não costumam ser tão chamativos.
Os alimentos ultraprocessados foram colocados no fundo das lojas pelos pesquisadores, enquanto frutas e legumes ficaram próximos aos caixas – exatamente como você vê na maior parte dos supermercados brasileiros. O resultado foi que essa disposição levou a um aumento de 10 mil unidades de vegetais por semana nos estabelecimentos que adotaram esse layout.
A explicação: depois de encher o carrinho com outros itens, o consumidor, dirigindo-se ao caixa, chegando ao momento crucial de pagar, para e pensa no que pode ter esquecido da “feira” do dia. Então encontra ali à sua frente maçãs, cenouras, espinafre… Ou seja, os supermercados usam esse posicionamento porque ele funciona. Daí a tradição.
Detalhe: isso não impede o consumo por impulso de mais barras de chocolate e chicletes, posicionados na última estação dessa jornada, a centímetros do caixa.
Pergunta de Sandra Cristina, São Paulo