Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Quais as chances de um namoro a distância dar certo?

Altas. Inclusive, ligeiramente mais altas que as de um namoro tradicional.

Por Oráculo
Atualizado em 12 jun 2020, 11h38 - Publicado em 1 out 2013, 13h42

73%. Pelo menos é o que diz um levantamento do Centro de Estudos das Relações de Longa Distância, dos Estados Unidos. O critério de “dar certo”, para a pesquisa, foi durar mais de 6 meses. Nos EUA, mais de 7 milhões de casais têm um relação que sobrevive graças à internet e ao telefone.

Se 27% dos namoros a distância acabam antes dos seis meses, a situação para casais que vivem juntos, ou pelo menos próximos, é… pior. De acordo com o instituto, 30% dos namoros de carne e osso acabam nos primeiros seis meses. Sim: a chance do namoro a distância durar mais é ligeiramente maior.

Outro estudo (afinal, estudo tem de monte), realizado por Mary Carole Pistole, da Purdue University (EUA), também concluiu que esse tipo de relação tende a durar tanto tempo – e às vezes mais – que as relações em que o casal está próximo.

As explicações são bem plausíveis, vai vendo: “Casais separados pela distância têm uma comunicação mais aberta, falam mais sobre o relacionamento, têm menos discussões triviais, separam o horário de trabalho do de namoro. Ou seja, têm mais tempo de qualidade juntos, o que pode criar uma proximidade que não é encontrada em casais que se veem todos os dias”, explicou a pesquisadora, que é PhD em aconselhamento psicológico.

Pesquisadores da Universidade da Cidade de Hong Kong e da Universidade Cornell (EUA) também chegaram a uma conclusão surpreendente. Segundo eles, uma relação a distância pode aumentar a intimidade do casal pelo simples fato de que é preciso um esforço para manter a comunicação. Os cientistas fizeram um estudo 63 casais heterossexuais, sendo que metade mantinha uma relação separada por muitos quilômetros.

Ou seja, guarde esse argumento quando disser a sua pessoa amada que pegue metrô, carro-de-boi, caminhão, diligência, trem-bala, cruzeiro do Roberto Carlos, bicicleta do Itaú, skate e pogobol para te ver. É por uma boa causa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.