Qual é a utilidade da tecla num lock?
Num sei. (Brincadeira, o Oráculo sabe sim, só não queria perder o trocadilho. Clica aí.)
Quando ela está desativada, o teclado numérico passa a ter outras funções, que estão grafadas embaixo dos números em muitos computadores. 2, 4, 6 e 8 formam setas, o 3 e o 9 se tornam page up e page down – que mudam de página em um Docs ou um arquivo PDF.
A tecla 1, com a inscrição end, leva o cursor para o final da linha que você está digitando no momento (o atalho ctrl + end, por sua vez, leva para o final do texto todo). Já a tecla 7 pode ter a inscrição home, que tem o efeito oposto: leva para o início da linha.
Os teclados de alguns computadores antigos tinham apenas as setas sobrepostas ao teclado numérico, o que obrigava os usuários a ativar e desativar o num lock o tempo todo. Os PCs atuais, porém, quase sempre têm teclas separadas para essa função, localizadas na parte inferior do teclado, à direita da barra de espaço.
O dito-cujo, enfim, é uma relíquia de uma época saudosa da informática. Já diria Obi-Wan Kenobi sobre sabres de luz: “uma arma elegante, para um tempo mais civilizado”. Para aproveitar esse clima vintage de desktop cinza com monitor de tubo, vamos presentear o leitor com alguns atalhos:
O AltGr é um shift turbinado: permite digitar símbolos exóticos como a libra (£), que é AltGr + 4.
–Ctrl + Shift + T é um atalho útil: reabre uma aba que você acabou de fechar no navegador.
O prêmio de atalho mais inútil, por sua vez, vai para o complicadíssimo Ctrl + Shift + Alt + tecla Windows + L, que abre o LinkedIn em PCs Windows.

Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Observatório Vera Rubin identifica asteroide gigante com rotação recorde para seu tamanho
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes no Brasil
Como funciona o jogo do bicho?
Por que XXX está relacionado à pornografia?







