Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Qual é o lugar mais longe do mar?

Qual o ponto do planeta Terra mais distante de qualquer oceano? Fernando Bruning   NA CHINA, ONDE MAIS? Aos fanfarrões de plantão, não, não fica em Minas Gerais, até porque Cabo Frio é logo ali. O ponto mais distante de um oceano fica na China. Mais precisamente, no deserto de Dzoosotoyn Elisen, no extremo noroeste […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 23 set 2013, 13h01

Qual o ponto do planeta Terra mais distante de qualquer oceano?
Fernando Bruning  

NA CHINA, ONDE MAIS?

DesertodeDzoosotoynElisen.svg

Aos fanfarrões de plantão, não, não fica em Minas Gerais, até porque Cabo Frio é logo ali. O ponto mais distante de um oceano fica na China. Mais precisamente, no deserto de Dzoosotoyn Elisen, no extremo noroeste da província autônoma de Xinjiang. Está localizado a 2.648 km do mar.

Por ser o local mais distante do oceano, ele é chamado de “polo de inacessibilidade”. Trata-se de uma região árida circundada por altas montanhas. “Tais adversidades físicas desencorajaram a ocupação mais intensiva dessa região, que constitui um expressivo vazio demográfico”, explica o professor do departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora Roberto Marques Neto. Em miúdos, não tem viva alma por lá.

Dzoosotoyn Elisen é um lugar para caras durões. Ele faz parte de um cinturão desértico ao norte do Himalaia, a cordilheira mais barra-pesada do planeta. O oceano mais próximo, para piorar, nem é o esverdeado e paradisíaco-em-diversos-pontos Índico, mas Glacial Ártico. Para chegar até lá, você precisa atravessar o vasto território russo. Quase tão tranquilo quanto a fila da tirolesa no Rock in Rio 2013.

(crédito da imagem: Wikimedia Commons)

Continua após a publicidade

Publicidade