Quando surgiram os passaportes e que países adotaram de primeira?
Faz bem mais tempo do que se imagina: o primeiro de todos é citado na Bíblia, e data de 450 a.C.
Quando surgiram os passaportes e que países adotaram de primeira?
Deyse Bravo Rivera, Savannah, EUA
Visto, por favor, senhora Rivera. O registro mais antigo de um documento garantindo passagem de alguém de um território para outro está na Bíblia e remonta ao ano de 450 a.C. Segundo o relato, Neemias, um oficial do Império Persa, pediu permissão para viajar à Judeia. O então rei Artaxerxes (filho do imperador que inspirou o filme 300) lhe deu uma carta pedindo passagem segura para o viajante.
Mas o passaporte como conhecemos só surgiu em 1920, quando a Liga das Nações – antecessora da ONU – organizou uma conferência sobre passaportes em Paris. O evento serviu para definir padrões para uso e confecção dos documentos pelas nações. À época, as 42 nações fundadoras da Liga, incluindo o Brasil, aderiram de cara ao modelo padrão, que permanece, com pequenas variações internas, até hoje.
Foi também na conferência de Paris que ficou definido que o passaporte seria um livrinho de 32 páginas, com 15,5 cm de altura por 10 cm de largura, com as primeiras quatro páginas dedicadas a identificar o dono do documento. Detalhe curioso: no começo da padronização, os passaportes precisavam ser escritos em francês e na língua do país. Também foi convencionado que a capa deveria conter o nome do país com o brasão de armas centralizado.
Atualmente, todos os países têm seu passaporte e há até um ranking mundial dos documentos de trânsito mais aceitos sem a necessidade de visto por outras nações, o Passport Index. Em 2018, o passaporte de Singapura aparece como o “mais poderoso do mundo”, seguido por Coreia do Sul e da Alemanha – o Brasil está na 16ª posição, juntamente com Argentina, Chile e Croácia . Lá no fim do ranking estão Paquistão (96ª posição), Iraque, (97ª) e Afeganistão (98ª) – afegãos só podem viajar com passaporte sem solicitar o visto previamente para 25 países.
Boa viagem.
Fontes: Livro A Invenção do Passaporte, de John Torpey; Artigo História dos passaportes, do controle de imigração do Canadá