Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Quando surgiram os passaportes e que países adotaram de primeira?

Faz bem mais tempo do que se imagina: o primeiro de todos é citado na Bíblia, e data de 450 a.C.

Por Oráculo
Atualizado em 4 set 2024, 15h43 - Publicado em 24 jan 2018, 15h45

Quando surgiram os passaportes e que países adotaram de primeira?
Deyse Bravo Rivera, Savannah, EUA

Visto, por favor, senhora Rivera. O registro mais antigo de um documento garantindo passagem de alguém de um território para outro está na Bíblia e remonta ao ano de 450 a.C. Segundo o relato, Neemias, um oficial do Império Persa, pediu permissão para viajar à Judeia. O então rei Artaxerxes (filho do imperador que inspirou o filme 300) lhe deu uma carta pedindo passagem segura para o viajante.

Mas o passaporte como conhecemos só surgiu em 1920, quando a Liga das Nações – antecessora da ONU – organizou uma conferência sobre passaportes em Paris. O evento serviu para definir padrões para uso e confecção dos documentos pelas nações. À época, as 42 nações fundadoras da Liga, incluindo o Brasil, aderiram de cara ao modelo padrão, que permanece, com pequenas variações internas, até hoje.

 

Foi também na conferência de Paris que ficou definido que o passaporte seria um livrinho de 32 páginas, com 15,5 cm de altura por 10 cm de largura, com as primeiras quatro páginas dedicadas a identificar o dono do documento. Detalhe curioso: no começo da padronização, os passaportes precisavam ser escritos em francês e na língua do país. Também foi convencionado que a capa deveria conter o nome do país com o brasão de armas centralizado.

Atualmente, todos os países têm seu passaporte e há até um ranking mundial dos documentos de trânsito mais aceitos sem a necessidade de visto por outras nações, o Passport Index. Em 2018, o passaporte de Singapura aparece como o “mais poderoso do mundo”, seguido por Coreia do Sul e da Alemanha – o Brasil está na 16ª posição, juntamente com Argentina, Chile e Croácia . Lá no fim do ranking estão Paquistão (96ª posição), Iraque, (97ª) e Afeganistão (98ª) – afegãos só podem viajar com passaporte sem solicitar o visto previamente para 25 países.

Continua após a publicidade

Boa viagem.

 

Fontes: Livro A Invenção do Passaporte, de John Torpey; Artigo História dos passaportes, do controle de imigração do Canadá

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.