Quem inventou o papel higiênico? Quando foi?
O nome do gênio por trás dessa salvadora criação não está no papel. Mas sabemos que, no século 6, os chineses já adotavam as folhinhas.
O nome do gênio por trás dessa salvadora criação não está no papel. Há zero documentação sobre o assunto. Talvez porque seja difícil atribuir a ideia a uma pessoa só: a ideia de higienizar o traseiro provavelmente foi reinventada repetidas vezes ao longo da história.
Os primeiros indícios do uso de papel para limpar o bumbum datam do século 6, na China. Enquanto a nobreza usava seda, o papel higiênico do povo era uma folha de palha descartável. No início do século 14, os chineses já produziam um milhão de pacotes de papel higiênico por ano, com mil a 10 mil folhas cada.
A ideia de distribuir esse importante item em um rolo veio só em 1871, obra do americano Seth Wheller. Em 1890, a Scott Paper Company passou a vender rolos para hotéis e farmácias, popularizando o acessório mundialmente.
Fontes: Livros Bum Fodder: A Absorvente História do Papel Higiênico, de Richard Smyth e Ciência e Civilização na China: volume 6, de Joseph Needham.
Pergunta de Karen Greice Pastore, Bento Gonçalves, RS.
O que é o objeto astronômico 3I/ATLAS? Tudo que sabemos até agora
O homem que foi indicado 155 vezes ao Nobel – e nunca ganhou
Adeus, Papanicolau: como funciona o novo teste de HPV no SUS
Estudo aponta que alguns hobbies mantêm o cérebro mais jovem, saiba quais
Por que é tão difícil salvar o clima? Um guia para entender a COP30